(a casa principal)
Há dois finais de semana, estivemos em Sanssouci, em Potsdam, Alemanha. É um parque maravilhoso, construído pelo Rei Friedrich II em 1744 para ser o seu lugar de relaxamento, aquele lugar onde ele "deixaria a vida lhe levar", onde viveria com o lema "don't worry, be happy" na cabeça ecoando o tempo todo. Plantava uvas e fazia ali mesmo o seu vinho, vivendo embriagado e desconectado do mundo...
Sanssouci tem lá suas peculiaridades e jardins belíssimos, ainda muito bem conservados. O estilo da construção é clássico, e até uma ruína romana o rei importou para ter o que ver da janela, voltada para o pátio onde ele recebia seus convidados em suas carruagens.
O interessante neste parque é que o Rei mandou construir uma casa separada para a Rainha, a uma distância bastante considerável da casa principal, onde ela deveria ficar com as suas amas e a criadagem. Meus amigos, muito inspirados, levantaram a hipótese da Rainha ter lá suas orgias sexuais na sua pequena casinha (na verdade, enorme, é fato) e deixar um guardinha de prontidão para avisar quando o Rei estivesse chegando.
(a casinha da Rainha)
- É o Rei, é o Rei!, ele gritaria, a plenos pulmões, dando tempo para a Rainha esconder o criado-amante no armário. Era o Ricardão em ação! Frederico que se cuidasse, para não ficar galhudo.
Na verdade, a história da humanidade é marcada pela sacanagem. Todo mundo adora. E não dá para imaginar essa galera engomadinha sem suas puladinhas de cerca.
Como rimos em Sanssouci... deixando a vida nos levar! Ô, vida boa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário