sábado, dezembro 01, 2007

Uma estrela e dos cafés

Este título singelo logo me atraiu e tirei o filme da estante disposta a levá-lo. Perguntei ao vendedor se era bom e ele me respondeu dando de ombros.

Já tinha virado hábito passar na "El Ateneo" toda vez que eu ia a Buenos Aires a trabalho. Dava sempre um jeitinho de dar uma corridinha lá para comprar alguma coisa. Desta vez, orientada e estimulada por minha professora de Espanhol, resolvi trazer DVDs. Escolhi dois, um espanhol e este, argentino, "Una estrella y dos cafes".

A sinopse não dizia muito do filme, mas eu resolvi arriscar. Conta a história de uma cidade distante de Buenos Aires, Purmamarca, que fica ao norte da Argentina, e cuja população não se parece em nada com a aristocracia portenha. Todos têm estereótipo andino, e aquele pelo maravilloso!


Vale à pena visitar o site do filme, depois de assistí-lo. Ligue o som, a trilha sonora é linda! Mas, voltando ao filme, ele é de uma sensibilidade impressionante. Aborda um tema não muito comum aqui pelas nossas locadoras - nem os filmes brasileiros, nem as super produções americanas tratariam do mesmo tema. Mostra a transformação pela qual passa uma menina de treze anos ao se apaixonar por um estranho, que chega a cidade, passa uma chuva e depois vai embora.

O cara jura para a esposa que não seduziu a menina, mas não há como negar que o modo como ele a tratou fez com que ela deixasse de se sentir menina e passasse a se sentir mulher. A menina muda com o comportamento cativante do cara.

Por isso, tome cuidado! Veja lá o que você faz, rapaz!

Conselho apropriado nesses nossos tempos, né?

2 comentários:

Rebecca Leão disse...

A ainda por cima o Gaston tem olhos azuis maravilhosos, lindos!

Anônimo disse...

Assiti recentemente o filme e estava procurando informações na net, quando me deparei com seu blog.
Só estou aproveitanto para elogiar o filme também.
Dei uma "espiada" pela sua página e encontrei textos e dicas interessantes sobre cinema e literatura. Alguns temas que gosto bastante também.
Parabéns!