quarta-feira, setembro 08, 2010

Praga de amor cola?

Estava ouvindo o meu iPod esses dias e me deparei com uma gravação belíssima de "Detalhes", com a Gal Costa e o 'tremendão' Erasmo Carlos. É essa aqui...



Não dá pra não pensar no tamanho da praga que o Rei e o Tremendão estavam pensando contra a tal mulher quando escreveram essa música, porque a letra é linda, mas é de lascar!

Veja só esse trecho...

"Se um outro cabeludo
Aparecer na sua rua
E isto lhe trouxer
Saudades minhas
A culpa é sua...

O ronco barulhento
Do seu carro
A velha calça desbotada
Ou coisa assim
Imediatamente você vai
Lembrar de mim..."


Eu me peguei pensando em outras 'pragas' incríveis que marcaram a minha vida e, lógico, me lembrei do Sting... "every breath you take" é realmente uma praga homérica. O cara pensa numa música que seja 'chiclete' o bastante para fazer um sucesso monumental, tocar horrores no rádio e fazer a mulher pensar nele o tempo inteiro... Será que ele mesmo não enjoou de tanto ouvir essa dor de amor sendo disseminada aos quatro ventos?



E olha que a praga pegou... veja só a música nada sutil...

"Every breath you take
Every move you make
Every bond you break
Every step you take
I'll be watching you

Every single day
Every word you say
Every game you play
Every night you stay
I'll be watching you..."


O Phil Collins também era outro que gostava de bater na mulher e depois ficava lá, com aquela cara de bundão, cantando "take a look at me now, cause has just an empty space "... Essa "Against all odds" fez muito sucesso como a trilha sonora de um filme do mesmo nome e, arrebentou de tanto tocar no rádio, fazendo muita gente da minha geração chorar de amor...



Dá pra dizer que é um certo tipo de praga, pois o cara está tentando colocar a maior culpa na moça porque ela se cansou do relacionamento e foi buscar coisa melhor... Ah, como ele é coitadinho!!!

"I wish I could just make you turn around,
turn around to see me cry
There's so much I need to say to you,
so many reasons why
You're the only one who really knew me at all

So take a look at me now, 'cause has just an empty space
And there's nothing left here to remind me,
just the memory of your face
Just take a look at me now,
'cause there's just an empty space..."


Ouvindo todas essas músicas, me veio uma idéia na cabeça... Nós, moças, somos consideradas, historicamente, mais românticas do que os rapazes. No entanto, percorrendo a trilha sonora da minha vida, e o que toca no meu iPod, notei poucas músicas das meninas no mesmo tom tão desesperado dos meninos...

Será que é só impressão minha? Você se lembra de alguma música cuja intérprete seja uma cantora de respeito que mereça registro como "praga"?

Eu vejo a gente fazendo justamente o oposto... Adoro a letra da música da Ivete que é o tema da novela..."quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abra a janela e veja eu sou o sol..." É, ela é quase uma "praga", mas uma "praga" de salto-alto!

"Pra que falar?
Se você não quer me ouvir
Fugir agora não resolve nada...

Mas não vou chorar
Se você quiser partir
Às vezes a distância ajuda
E essa tempestade
Um dia vai acabar...

Só quero te lembrar
De quando a gente
Andava nas estrelas
Nas horas lindas
Que passamos juntos...

A gente só queria amar e amar
E hoje eu tenho certeza
A nossa história não
Termina agora
E essa tempestade
Um dia vai acabar...

Quando a chuva passar
Quando o tempo abrir
Abra a janela
E veja: Eu sou o Sol...
Eu sou céu e mar
Eu sou seu e fim
E o meu amor é imensidão..."




Bom, no final é tudo "dor-de-cotovelo". Acho que é o que move o mundo!

Um comentário:

Clarisse Bronté disse...

Eu não sei se a dor de cotovelo move o mundo, mas que o pé na bunda nos leva para frente metafórica, física e mentalmente eu não tenho dúvidas!

hahahah

Clarisse B.