sábado, janeiro 22, 2011

Fora de Mim

Não precisa comprar manual para entender a alma feminina, nada! Bobagem! "Fora de mim", último livro publicado pela Martha Medeiros dá o tom exato de como pensamos, como sentimos, o que nos faz felizes ou as pessoas mais tristes do mundo. Vale à pena, para quem ainda tenta entender o lado fêmea da Humanidade.

Comprei o livro no final do ano passado praticamente por acaso, por impulso, como faço muitas vezes. Era da Martha, e isso era passaporte para boa leitura. Não li crítica, nem resenha, apenas passei a mão no exemplar, na Livraria Saraiva, e levei para casa. Um dia chegaria a sua hora.

E a hora chegou. Hora de ficar quietinha, hora de desligar do trabalho, hora de me concentrar em mim, e no meu corpo, e observar as mudanças. Hora de deixar a cabeça tranquila para que o acaso faça a sua parte.

Olhei na minha estante o monte de livros que ainda me aguardam, e aqueles que estão pela metade, e decidi começar por esse, "Fora de mim", já que amanhã tem entrevista da Martha para a Marília Gabriela, e eu queria saber do que as duas falariam.

Confesso que, com o pouco que eu li (a metade, por assim dizer), me identifiquei com quase tudo que está escrito ali. QUASE TUDO! Parece que ela leu a minha cabeça. Posso arriscar dizer que muitas mulheres vão se sentir da mesma maneira, invadidas, desnudas, traduzidas.

Separei aqui alguns trechos interessantes...

"Dizem que as pessoas verdadeiramente ricas são aquelas que nada desejam..."

"Você não me enganou, eu é que adorei enganar a mim mesma..."

"(...) ainda não inventaram um recurso tecnológico para avisar que um homem vai entrar na sua vida e fazer o chão tremer. Você foi um abalo sísmico totalmente inesperado, e antes que eu pudesse me defender, deu-se o início da minha devastação".

"É a pior morte, a do amor. Porque a morte de uma pessoa é o fim estabilizado, é o retorno para o nada, uma definição que ninguém questiona. A morte de um amor, ao contrário, é viva. O rompimento mantem todos respirando: eu, você, a dor, a saudade, a mágoa, o desprezo - tudo segue. E ao mesmo tempo não existe mais o que existia antes. É uma morte experimental: um ensaio para você saber o que significa a morte ainda estando vivo, já que quando morrermos de fato, não saberemos".

"Um fracasso novo é o mínimo que se espera de qualquer relação".

A leitura é fácil, como qualquer texto da Martha. Comove, emociona, leva a gente a reviver situações que pareciam tão nossas, mas que, pelo visto, são compartilhadas por todas as mulheres contemporâneas. Não, deixa eu corrigir, as mulheres da nossa geração... porque eu não sei dizer se as mais novas têm mais ou menos "grilos" na cabeça do que nós...

______________________
"Fora de Mim". Martha Medeiros. Editora Objetiva, 2010.

Nenhum comentário: