segunda-feira, janeiro 03, 2011

Saquarema

Saquarema é de novo lembrada. Está na novela. As imagens de Saquarema que me entram pela casa através da novela, são o maior barato, me remetem à bagunça da infância. Eu passei as férias em Saquarema. A última vez foi com 23 anos, e já faz algum tempo. Que saudades de Saquarema...

Quando íamos pra lá, o grande barato era ir à praia, não saíamos da praia. Chagávamos bem cedo e quando dava fome, comprávamos risole de camarão ou cochinha de galinha, uma delícia! Mamãe, tia Lola ou quem estivesse conosco, tinha que ter um troco para comprar o salgado, mas se não tivesse, comprava fiado, porque o seu Astrogildo sabia onde ficava a nossa casa e passava à tarde para apanhar o dinheiro. Aliás, casa de praia em cidade pequena é bom porque à tarde, sempre vem alguém vendendo alguma coisa de bicicleta, um sorvete, um doce... Tudo que ofereciam a gente queria e, nas férias, mamãe deixava a gente se fartar de gulodice. Sempre íamos todos juntos comprar bala 7Belo, ou Samba, no bar do seu Manoelzinho. Eu tomava conta dos pequenos, que fingiam que me obedeciam para fazer sempre o que queriam com as moedas que os pais davam. Eu e essa mania de ser controladora desde criança...

Mas, até hoje quando quero me sentir em Saquarema, passo na banca de jornal em frente ao meu trabalho e compro um punhado de 7Belo e bala Juquinha, sem esquecer de distribuir para as “crianças” que trabalham comigo...

Saquarema era sinônimo de banho de mar e de banho de mangueira... A gente não tinha piscina na casa, nem de plástico... então, pra tirar o sal do corpo sem ter que trocar o biquini ou a sunga, a gente tomava banho de mangueira, pra curtir a praia depois, quando o sol já estivesse mais baixo. E o sol demorava a abaixar... enquanto isso, era aquela correria de criança descalça pela casa, os pais tentando tirar uma soneca na rede na varanda igualmente quente por estar inundada com os raios do "sol da tarde", e o jardim pequeno pra tanta bagunça...


Quando penso em Saquarema, tenho a certeza de que a felicidade está nas coisas simples...

Nenhum comentário: