domingo, junho 24, 2012

Tempos outros



Depois de um período muito tranquilo financeiramente, vivi recentemente o tempo de apertar os cintos. De novo. Coisa normal para todo o ser humano que quer fazer algo maior. Para se sonhar e de fato conseguir realizar os sonhos, às vezes, é preciso fazer escolhas que nos levam a abdicar de certos luxos mundanos, como, por exemplo, só usar removedor de maquiagem da melhor marca francesa.

Quem de fato precisa disso, não é mesmo?

Eu já vinha acompanhando o blog da Jojo, que passou por perrengue semelhante no ano passado e teve que aprender a deixar o cartão de crédito em casa. Criou um blog para contar suas aventuras, chamado "Um ano sem Zara", que mostrou o quanto uma pessoa pode ser criativa com o que tem em seu guarda-roupas. Você não conhece? Está ai na lateral, nos meus blogs queridos.

Bom, mas voltando ao meu caso. Mudei de casa, comprei apartamento, fiz uma pequena reforma e fiquei apertada... muito apertada de grana! Normal, vai passar. Vou pagar minhas dívidas, sem pegar dinheiro emprestado! Este ano talvez não viaje de novo, mas ano que vem, o mundo que me aguarde.

Esta semana, estava olhando para meu estojo de maquiagem e pensando que as cores que eu mais gosto estão acabando. Droga. O pior de ser fiel a uma marca é que, por comprar sempre no site da mesma, a gente acaba recebendo quilos de propaganda, com ofertas de brindes muito legais e promoções... e DESCONTOS!

Eu não sucumbi. Não comprei! Mas, confesso que aquilo estava me deprimindo. "Calma", eu dizia para mim mesma, "ainda falta muito para esta e aquela cor acabarem, você vai conseguir esticá-las o máximo que puder"...


Foi então que mamãe mencionou que estava precisando de um hidratante, e queria que eu indicasse um que fosse bom. E eu disse a ela: "não compra, eu tenho vários estocados". Como assim? Eu vivo de comprar hidratante?

Não, nada disso. É que depois de uma certa idade, a maneira que as muheres têm de dizer que você precisa se cuidar e muito é dando cremes de presente: cremes de aniversário, cremes de Natal, enfim... Ninguém lembra mais de dar um CD, um DVD, um livro... Pra quê cuidar da cabeça e do espírito?, pensam elas... tem que cuidar do corpo, que está perdendo colágeno vertiginosamente e precisa de muita hidratação... se não, um dia você acorda, e parece finalmente um maracujá de gaveta (aliás, quem inventou esta expressão, heim?!) !!!!



Eu separei um hidratante para mamãe, mas já tenho outros para dar a ela, porque não consigo usar todos os que eu ganho dentro do prazo de validade. É fato!

Pois procurando o tal hidratante, encontrei uma maxi-necessaire cheia de produtos de maquiagem, com todo o investimento que eu tinha feito nas minhas viagens ao exterior. Lá estava ela esquecida no fundo do meu armário. Tanta coisa, mas tanta coisa, que me levou a pensar no meu comportamento de esquilo.

Por que ser como o Tico e o Teco que guardam nozes dentro do tronco da árvore e não as consomem??? Por que preciso ter tanto sem consumir? Só para ter? Por que não usar?

Tirei tudo de dentro do armário, dei uma boa avaliada e... acabou a depressão. Está na hora de botar tudo isso na guerra, vamos usar tudo!!!!

E se é para ficar mais alguns meses com o cartão de crédito aposentado, que seja com classe... porque a vida está aí para ser aproveitada, para ser vivida. Se a gente não estoca comida há um bom tempo, por que estocar "coisas", que perdem a validade e acabam no lixo?!

Sustentabilidade no meu armário já!

Nenhum comentário: