sábado, agosto 25, 2012

São Paulo e Rio de Janeiro


Estive em São Paulo a última semana. Uma cidade bacana, cosmopolita, gigante. A impressão que dá é que São Paulo é tão grande... e sempre tem espaço para crescer mais!

Novos edifícios arranham os céus todos os dias. Um novo tipo de arquitetura aparece por lá, e já não existe mais a preocupação de manter uma certa simetria, um equilíbrio, nas fachadas dos edifícios. São totalmlante diferentes, de andar para andar, como se fossem construídos para atender a diversos públicos num único empreendimento. Não sei se isso é uma tendência mundial, mas sempre que estou em São Paulo e olho para estas construções, fico bastante intrigada.

Além dos edifícios, lá tudo é mega, tudo é enorme. Como são enormes os engarrafamentos, os shoppings, as porções dos pratos de comida. Que susto que levei com o tamanho de um paillard com fetutine, dava pra três. E o cardápio dizia: "prato individual".

Definitivamente, aquela é uma cidade ordeira, onde as pessoas são mais pacatas, onde sabem respeitar as leis. Muito diferente do Rio de Janeiro. Aqui, qualquer engarrafamento se traduz em tensão, a gente tem que ter coragem para enfrentar grandes distâncias. Lá, sabe-se que, mesmo a 10 km/h, você vai chegar tranquilo. Aquele que quiser mudar de faixa vai usar a seta, as pessoas darão passagem... enfim, esta é a percepção que eu tenho de São Paulo.

Na ida para a cidade no sábado de manhã, o piloto sobrevoou Santos, o porto, os rios, eu fiquei louca. Nunca tinha visto aquele cantinho do estado de SP tão de pertinho, a aproximação à cidade a partir do litoral foi demais.Observar a geografia, ver a Serra do Mar, enfim... foi demais!

São Paulo à noite também é linda. E tem tanto a oferecer, parques, museus, mercados... Mas, eu sou e vivo no Rio...

Que saudade estava da minha terra, dessa beleza toda, desta confusão, deste clima!

Amo o Rio de Janeiro, suas paisagens, seus dias ensolarados que estão sempre nos convidando a um passeio... 

Amo o Rio de Janeiro das montanhas, das bicicletas, do calçadão, das vistas maravilhosas em todo o canto que se vai. Como não dizer que é o coração do Brasil?

Bem, em termos de serviços, São Paulo dá de dez a zero no Rio, porque ainda precisamos aprender muito. Somos mal-humorados no atendimento, não sabemos ser gentis e cortezes. Precisamos urgentemente de uma campanha de sensibilização para que todos se sintam os "donos da casa" e pensem que estão recebendo visitas, que precisam ser bem tratadas para que queiram voltar.

Mas, eu cheguei no Rio ontem à noite, e a noite do Rio de Janeiro, por si só, já é um monumento, com todas as suas luzes. Quem disse que o Rio de Janeiro também não é uma cidade luz?


Não perde em nada para Paris!


No Rio, cada canto é uma beleza: a Urca, o Leme, o Arpoador, o Posto 6, o Mirante do Leblon, a praia do Pepê, Grumari...


Praias, praias e mais praias para escolher, sempre lotadas, sempre convidando a um banho relaxante e revigorante, a uma caminhada, um por do sol, com direito a aplausos e gritos de bravo no Leblon...


E sem que o rádio esteja ligado, a gente escuta uma trilha sonora regada a Marina Lima, Caetano, Cazuza, nossos ícones...





Como não lembrar da nossa querida Lagoa Rodrigo de Freitas? Lugar para passeios de mãos dadas, um namoro eterno, um showzinho de jazz, uma comidinha árabe, um jogo de tênis, uma pedalada de bike ou pedalinho... A Lagoa é incrível, meu cantinho encravado entre o Humaitá, o Jardim Botânico, Ipanema e Gávea...


Está certo, está certo, eu estava com saudades... muitas! Mas nada que um vôo panorâmico não resolva. E, de vez em quando, somos - nós, simples mortais - brindados com estes presentes dos pilotos de avião, melhores do que qualquer sorteio.



Em troca da habitual rixa entre as duas cidades, eu fico com a trégua. É tão perto estar aqui e lá, por que não aproveitamos o melhor do que há pra aproveitar dessas duas maravilhas brasileiras?




Então tá, está aqui a minha trilha sonora da semana...



Música da semana 1: Sampa - Caetano Veloso
 


Música da semana 2: Virgem - Marina Lima



________________________
Fotos do Rio de Janeiro: Leitores do Jornal O Globo

Nenhum comentário: