terça-feira, janeiro 29, 2008

Amélie Poulain

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" chegou aos cinemas brasileiros em 2001 e foi lançado em DVD em 2002. Todas as críticas ao filme foram positivas e me deixaram muito interessada. Mas, o tempo passou, o filme saiu de cartaz e eu não tive oportunidade de assistí-lo.



Sexta-feira passada, passeando pela Livraria da Travessa, não é que eu esbarrei com ele? Não estava procurando por algo em especial, afinal, já tinha feito uma festa com as promoções por e-mail e com a banquinha de filmes das Lojas Americanas (eu não sou adepta de locadoras - odeio a obrigação de ter que voltar lá no dia seguinte para devolver o filme).

Vimos o filme na noite do mesmo dia e, simplesmente, o adoramos. "Amélie..." mistura drama com humor, tratando de temas bastante significativos, como o das pessoas que não conseguem encarar a realidade, ou sobre aqueles que desejam com afinco, agindo totalmente fora dos limites, aquilo que não podem ter, ou ainda, sobre os que colecionam as coisas mais malucas deste mundo... Ele incomoda, ao mesmo tempo que diverte.

A direção teve um cuidado primoroso com os detalhes e o fato do filme ser francês, tornou-o ainda mais gostoso de ver.

Ele começa apresentando os personagens com o que cada um gosta e não gosta. Eu fiquei pensando nesta lista, em fazer a minha, só de brincadeira.

Eu gosto de...
... doce, principalmente brigadeiro;
... conforto, tipo banho de banheira, roupa de cama limpinha, ar condicionado;
... não ter que me preocupar com dinheiro no final do mês;
... ir ao cinema e ao teatro;
... viajar, para lugares que não conheço;
... ler bons livros;
...

Eu não gosto de...
... comida pesada (tipo pé de porco, buchada etc);
... toalha encardida no hotel (arghhh);
... ficar em casa o dia inteiro de bobeira (me dá dor de cabeça);
... gente falsa, que finje que é sua amiga e fala mal de você por trás;
... lugar muito cheio de gente, apertado, com gente muito suada (tipo metrô na hora do rush);
...

E você, tem uma lista?

3 comentários:

Letícia disse...

Nossa! A pousada de Búzios te traumatizou!

Olha, se parar para pensar, eu tenho um listão...

Amélie é execelente. Também adorei.

Beijos

O_PRG disse...

Se for a Livraria da Travessa Ouvidor, você perdeu um sensacional risoto de carne seca, levíssimo e saboroso. Eu também sou bobo: gosto de conforto, bons livros, viajar...rs
beijo

Rebecca Leão disse...

Esse deve ser realmente uma delícia. Tenho que experimentar!