domingo, julho 31, 2011

Comprinhas mineiras

(*)

Não basta ir à Tiradentes. Tem que se controlar. Sim, porque lá é tudo-de-bom, a gente compra sem parar, se quiser.

De móveis, a objetos de decoração e paninhos para casa, bijoux de prata incríveis, cachaças, doces em compotas, em barras, enfim... uma perdição. Tem que segurar o cartão de crédito, moçada, senão volta falido.

Antes de sair do Rio, já tinha ouvido minha mãe falar que eu devia dar uma passada no Empório Neusa Barbosa. Eu bem que procurei, mas só encontrei bem na volta, quando já estava deixando a cidade (é que ficamos hospedados no lado oposto). Do carro, me pareceu uma loja bem completa, que vende de móveis a objetos de decoração. Não deu, mas quem sabe não fica pra próxima?

Adorei os móveis da loja Âncora Móveis, na Praça da Rodoviária. Tem umas réplicas de móveis da Indonésia que são uma graça, com o preço super em conta. Eles entregam no Rio de Janeiro. Em termos de qualidade, foram os móveis mais bem acabados que eu vi. Além disso, eles trabalham com decoração também.

Ao lado dessa loja, há uma cafeteria que expõe e vende os objetos do Empório Maria Monteiro, com destaque especial para quadros feitos com ferro fundido e as bonecas de janela.

No Largo do Chafariz, há a lojinha do Romer Resende, que trabalha principalmente com imagens de santos em barro (lindíssimas, por sinal) e réplicas em miniatura do casario da cidade (não há como trazer um pra casa). Fica no Largo do Chafariz, 36, telefone (32) 9906-3332.

Incrível também é a loja do designer Gregory Somers, que trabalha com louças super requintadas. Eu amei. O mais interessante é o sistema deles. Você compra uma peça, se algo acontecer a ela, eles fazem o reparo. É quase um serviço. Está certo, as coisas são mais caras, mas vale.

Na loja "Regina Lúcia Teve Infância", você vai encontrar roupas e acessórios artesanais, bem femininos, com adereços bastante inusitados e românticos. Você pode conferir o trabalho dela em crochê e fuxicos aqui.

No atelier da Graziela Guimarães, você encontra tudo em patchwork para enfeitar a sua casa. Peças incríveis, de extremo bom gosto.

No caminho para Bichinho, próximo à entrada que leva ao restaurante Pau de Angu, há uma loja que trabalha prioritariamente com découpage, com peças incríveis, de cachepôs a caequinhas e regadores de plantas.

E há também a loja do Francisquinho, que vende luminárias marroquinas pelo terço do preço das que são vendidas no Rio de Janeiro. Aquelas de jardim, que levam uma vela dentro e deixam tudo lindo...

O que assusta quando você chega em Tiradentes, é que tudo é mais barato do que no Rio de Janeiro, e sabemos que algumas lojas daqui revendem o que compram lá. No hall do hotel, eu já me encantei com a decoração e fui logo perguntando ao recepcionista de que loja eram aqueles móveis. Para minha surpresa, não eram de Tiradentes, eram de Santa Cruz de Minas, uma cidadezinha que fica entre Tiradentes e São João Del Rei, no caminho da Estrada Real. Santa Cruz de Minas vende tudo a metade do preço de Tiradentes, e por conseguinte, a 1/4 do preço daqui... Uma loucura. Considerando-se que o frete costuma ser R$80,00 para peças até R$1000,00 e 10% do valor da peça para móveis mais caros, acho que está valendo.

De Sta. Cruz, destacamos a Forjart, loja que também vende peças em ferro forjado, a Artesanato Móveis Rústicos São José (que tem umas peças incríveis a uns preços ótimos) e a SEC Móveis (cujo forte também são os móveis). Chegando no Rio, já dei uma pesquisada em sites de lá e vi que ainda tenho muito mais para conhecer. Faz uma busca usando a query "Santa Cruz de Minas" AND "móveis de demolição", para que você veja quanta coisa aparece....

E mais não conto, porque só tivemos três dias e meio para andar por ali. Mas, quando eu voltar... ah, vou conhecer T-U-D-O!!!!

_______________________________
(*) A foto que ilustra este post é da revista Casa e Jardim, online. É de um especial sobre salas montadas com móveis de Minas Gerais, feitos de madeira de demolição. Como os que eu vi nas lojas que visitei. Bom, eu amei o armário do canto, com aquela pintura de pássaros. É meu obscuro objeto do desejo atual. Quem sabe um dia eu não compro um?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rebeca, tomei a liberdade em lhe escrever após ler este post a respeito da minha cidade - Santa Cruz de Minas.
Nossa região é riquissima em artesanato e moveis em madeira demolição e eu trabalho em uma fabrica nesse ramo
Visite nosso blog
www.moveisfinoacabamento.blogspot.come conheça um pouco mais dessa região e de nossas peças
Desde já agradeço

Romer Resende disse...

ola,Rebecca,fiquei muito feliz pelo elogio de meu trabalho e de minha lojinha...obrigado!Achei linda esta foto que vc postou!Abraçao!