domingo, julho 31, 2011

Restaurantes em Tiradentes

Em Tiradentes, uma das coisas mais legais de se fazer é conhecer os restaurantes e provar da deliciosa comida mineira. Antes de viajar, pedi aos amigos no Facebook que me ajudassem com um roteiro, já que eu não conhecia a cidade.

Todos eles foram unânimes em dizer que eu tinha que ir ao Tragaluz, restaurante premiado, na Rua Direita, que é muito concorrido porque é a melhor comida da cidade.

Chegando em Tirandentes, eu pedi logo ao rapaz da recepção da pousada que ligasse pra lá e fizesse uma reserva, porque era um programa imperdível. Passadas umas duas horas, ele então voltou com a notícia de que não haviam mais lugares para o Tragaluz naquele fim de semana. E olha que nós ainda estávamos na 5a. feira.

Eu perdi uns bons 30 minutos me amaldiçoando por eu não ter feito a reserva do Rio de Janeiro mesmo, mas tudo bem, nem tudo estava perdido.

No sábado, depois de assistirmos a um Concerto de Órgão e Coral na Matriz de Santo Antônio, pedi ao maridão que fôssemos até lá, só para checar. Já eram mais de nove horas, e o restaurante não costumava fazer reservas para depois desse horário.

Não é que conseguimos? E foi rápido!

Vale a dica: é maravilhoso mesmo! Olha algumas fotos...


Tudo é inspirador. Por exemplo, o texto que ilustra o jogo americano que forra a mesa é da Zenilca, avó das donas do restaurante, e conta um pouco desse nome - Tragaluz...

"Primeiro eu vi a bica. Depois eu vi que ela formava pequeno poço forrado de pedras. E a água era pura, transparente. Então - neste poço enfiei os pés. Água muito fria. E logo após, na água que caía enfiei as mãos, e com elas em concha deixei que delas a água transbordasse. Foi então que lavei meus olhos, e em seguida minha boca, fazendo renascer em mim paisagens esquecidas, palavras já não ditas, projetos guardados em lugares desconhecidos. Foi nesta pia que gravei no musgo a data deste batismo, e me vi com delicioso encantamento elaborar desenhos. Desenhos de sonhos; guardando entre os dedos pequenino ramo de delicadas flores, que guardada entre os papéis secaram com o tempo, permanecendo o pedido que fiz à natureza: - Que o novo Ano me TRAGA LUZ!"

Zenilca de Navarro

Quer conhecer mais antes de ir? É só clicar aqui.

Também fomos ao Viradas do Largo (restaurante da Beth), mas acho que não fomos lá muito felizes na escolha do nosso prato, que ganhou uma nota 7,0. Fomos ao Atrás da Matriz, fantástico, do mesmo nível do Tragaluz, cuja especialidade é bacalhau, que estava DEZ! Fomos ao Cantina Perrella, sofrível, apesar de cheio, e que não recomendamos (ô servicinho)...

Em Bichinho, fomos ao Tempêro da Ângela, em detrimento do Ora pro Nobis. Comida barata (R$16,00 e você come tudo o que puder), mas de fato, é uma bagunça que não me agrada. Eu prefiro outro estilo. Talvez o segundo fosse mais a minha cara.

Mas, a vida é isso, experimentos, experimentos, experimentos... que seríamos de nós sem eles?

____________________________
PS1: Na estrada para Bichinho, nos indicaram o restaurante Pau de Angu, que só funciona para o almoço (das 11:30 às 17:30hs). Estava cheíssimo, por isso, desistimos. Quem quiser conferir, o caminho é Estrada para Bichinho, km 4, telefone (32) 9948-1692.

PS2: Também nos recomendaram o Santíssima Gula, que é bacana. Mas, recebemos uma dica erradíssima de que estaria fechado. Não estava. Para saber mais, é só clicar aqui.

Nenhum comentário: