domingo, julho 26, 2015

Férias acabando

Estes últimos quinze dias foram um período de intensa reflexão. De escolhas que mais se aproximavam de mim, e não do que o que era tendência. Busquei livros para estudar, filmes com a minha cara, passeios na minha cidade que eu nunca fizera, mas que eram o que eu queria fazer desde sempre. Vou contar deles aqui pra vocês...

Ontem, fiz duas boas escolhas. Dois filmes lindos, franceses, histórias muito bem delineadas.

O primeiro foi Belle et Sébastien, história linda de um menino órfão de seus seis anos que fica amigo da "besta", uma cadela selvagem que tem fama de comer ovelhas, mas que na verdade é uma fofa. Eles vivem nos Alpes franceses, na fronteira com a Itália e, em plena segunda guerra mundial, o vilarejo onde vivem está ocupado pelos soldados alemães.



Eu simplesmente me apaixonei pelos dois. O garoto é muito esperto. A história, muito bacana, e na refilmagem foram inseridos alguns elementos que a tornam atrativa não só para as crianças, mas também para os adultos. O cachorro é simplesmente lindo. E a música, do israelense Amrand Amar, é incrível! Recomendo!



Em seguida, decidi ver um outro francês, Pour une Femme, totalmente por acaso. Do mesmo ano que o anterior (2013), com música do mesmo israelense, este filme fala do pós-guerra, neste caso também a segunda, e mostra a caçada empreendida por alguns grupos contra os alemães nazistas, em busca de justiça pelas próprias mãos.

A história é bem amarrada, porém algumas situações são um tanto óbvias. É excelente para continuar a prática do francês, mas não chega a comover como o primeiro. De qualquer modo, é filme inteligente para gente inteligente. O que fica subentendido, a gente acaba entendendo no final.



Dos atores principais, Benoît Magimel fez um estilo Robert De Niro por todo o filme, com suas caras e caretas e seu jeitão de mafioso. E não pude deixar de lembrar da nossa Bruna Linzmeyer com a Mélanie Thierry. Olha eles aí...


Bom, é isso. Ando cansada do que vejo na tv. Estou em busca do alternativo, do francês, do alemão, do espanhol, do argentino... Um sopro de renovação no ar!

Espero que vocês aproveitem estas duas dicas! Mercy!



Nenhum comentário: