domingo, julho 26, 2015

O Sal da Terra

"Nós, os Humanos, somos o Sal da Terra". Assim, Wim Wenders tenta explicar o nome do documentário sobre Sebastião Salgado que o codirigiu com seu filho mais velho, Juliano Ribeiro Salgado.

Cartaz do filme exibido no Brasil.


"O Sal da Terra" não é um filme incrível apenas por contar a história de Sebastião Salgado, sua mulher Lélia e sua família e sua relação com a terra e com a Terra.

É também um filme de um diretor maravilhoso, Wim Wenders, que faz de cada imagem do próprio Sebastião uma fotografia a sua altura.

Wim Wenders


É um relato da dor que é ser um fotógrafo social, da dor que acomete a alma de quem fotografa e que, na maioria das vezes, nada pode fazer por aqueles que estão à frente de suas lentes. 

Mulher tuaregue cega, foto: Sebastião Salgado

"A força de um retrato é que, numa fração de segundo, você entende a vida daquela pessoa" - Sebastião Salgado


Foto: Coleção Exodus, Ruanda, Sebastião Salgado
"Nós, os humanos, somos animais muito violentos. A história da Humanidade é uma história de guerras. Uma guerra sem fim..." - Sebastião Salgado



É uma história da coragem de um homem e de um núcleo familiar que decidiram mudar seu destino e sua relação com sua propriedade (uma terra de 600 hectares em MG) e replantaram 2,5 milhões de árvores da Mata Atlântica, permitindo o renascimento de 1000 nascentes de água. 

Lélia e Sebastião a frente das mudas...


... que deram origem às milhões de árvores plantadas na propriedade da família. Hoje, Instituto Terra, propriedade de todos.

 O que dizer de mim? Estou embasbacada! E feliz de ter podido ver esse documentário hoje. Meu próximo passo: vou atrás deste Instituto Terra.

Nenhum comentário: