quinta-feira, julho 25, 2013

Inferno astral, a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, Acumuladores e outras drogas

Eu vinha pensando aqui num tema para o post, já que tivemos no Rio de Janeiro uma semana bastante agitada, coroando um período igualmente agitado de manifestações nas ruas. Não daria para escrever ficção esta semana, com a realidade gritando na nossa cara, se é que vocês me entendem.

Foi mesmo uma semana realmente bonita e difícil ao mesmo tempo. Para que aniversaria no início de Agosto, só pude concluir que poderia ser o efeito do meu inferno astral, a todo vapor. A vinda do Papa Francisco ao Brasil trouxe um sopro de alegria e esperança para alguns, mas revelou uma juventude histérica que eu desconhecia, e que estava escondida sob o manto da renovação carismática. Sem querer gerar polêmica, tudo que eu vi através da televisão me deixou muito chocada e preocupada. Ele não é a reencarnação de Jesus Cristo, nem o Divino Espírito Santo em pessoa. É, quando muito, um ser humano muito carismático, que sabe usar bem as palavras e tem um sorriso doce e encantador. Como cheguei a postar em outra mídia, parece que tudo que se quer neste momento de exposição infinita é pão, circo e Facebook, o que, sinceramente, não é legal. Não basta ver o Papa, é preciso espocar um flash de máquina fotográfica em seu rosto para garantir o post. Isso me dá medo e me leva a achar que nosso futuro não é lá dos melhores.

O Papa Francisco visita a Comunidade de Varginha. Fonte: O Globo.

Para quem vive no Rio de Janeiro, foi um drama. Fora a movimentação de "peregrinos", pessoas de outros estados e de outros países que vieram para a Jornada Mundial da Juventude, algo que o Governo estima em 2 milhões de pessoas, tivemos as manifestações programadas por meio das redes sociais, chamando a atenção para os diversos problemas que temos enfrentado e também rechaçando as "leis" apregoadas pela Igreja Católica. A gente viu até beijaço gay rolando na escadaria de uma igreja próxima de onde o Papa estava reunido com as autoridades, no Palácio Guanabara.

Manifestação na escadaria da Igreja Nossa Senhora da Glória, 
no Largo do Machado, RJ. Fonte: O Globo.

O resultado disso é que nosso Sistema de Transportes não deu conta. Não é só porque o sistema é ruim, e os investimentos necessários não foram feitos por quem detém a concessão. Foi também por má vontade. Imaginem que ontem, com as ruas do meu bairro interditadas aos automóveis por conta da passagem do Papa, o Metrô Rio resolveu fechar as portas das estações justamente no momento em que as pessoas voltariam para as suas casas no - praticamente - único meio de transporte possível, por conta do excesso de pessoas nas ruas. Não seria este um motivo surreal? Não seria este o motivo que justificaria o sistema funcionando a pleno desempenho? Pois foi o que ouvi no auto-falante quando desembarquei.



E é lógico que isso foi parar no jornal. No local e em outros jornais mundo a fora: O Globo, El País, Le Monde, Washington Post, Chigaco Sun Times... Uma vergonha!

Para minimizar o caos, fomos liberados do trabalho. Quem não se planejou para viajar, como eu, teve que amargar uma cidade indecisa, que não sabe se está no meio de um feriadão ou se funciona normalmente. As pousadas da cidade do entorno, todas lotadas. No Rio, abrindo as portas com certeza, estão as lojas do Mc Donald's, que estão lucrando com o pouco dinheiro no bolso destes peregrinos. Estou em casa por cinco dias, tentando me recuperar de uma gripe que veio junto com um frio polar inexplicável. Anda nevando muito neste país, o que parece pegadinha do camarada hermano.

Já concluímos aqui em casa que trata-se de uma guerra de egos, qual deles é maior? O de São Pedro ou o de São Francisco? Como chove, meu Deus! Como está frio e úmido!

Fonte: Climatempo

Aproveitei o mal tempo para olhar meu armário. Mesmo com as férias, eu não tinha tido coragem de encará-lo, mas hoje, fui procurar algo e me choquei com o excesso. Ando comprando coisas de que não preciso e, pior, que não chego a consumir. Em que pese a minha preocupação, me lembrei logo do programa Acumuladores, que passa no Discovery Home & Health e que mostra pessoas com um tipo de doença psíquica que as leva a acumular coisas e ter uma profunda dificuldade de se desvencilhar delas. Será que ando sofrendo do princípio deste mal? Seria isso algum tipo de compensação, semelhante à que nos leva a comer e a engordar? Quando é que isso é algo que merece ser tratado? Fiquei bolada...

Fonte: Discovery Home & Health

 Para terminar meu desabafo, fiquei pensando esta semana nas drogas que me abastecem. A saudade é uma delas. Como ela me consome e me tortura...!!!Tenho resistido, mas talvez esta saudade até renda um conto, quem sabe?

Bom, passei por aqui só para dar notícias para vocês. Inté!

Nenhum comentário: