domingo, maio 25, 2008

Propaganda para classes C, D e E

Todos os dias, quando chego do trabalho cansada, pensando no que diabos eu vou fazer para jantar, me deparo com as terríveis propagandas das Casas Bahia, Casa e Vídeo, Lojas Americanas e, agora, Ricardo Eletro (que me disseram ser um revival da Arapuã).

Invariavelmente, fico me perguntando o porquê de tantos berros. Parece que somos todos surdos. As promoções que eles fazem também parecem infalíveis: 30, 40, 50, ou até 70% de desconto. Este último foi a oferta da Ricardo Eletro neste último final de semana. Mas, atenção, são apenas para produtos fora de linha! Ai, ai, ai! Não vá se enganar, heim!

Já li alguma coisa sobre o público alvo destas lojas, a população que é enquadrada nas classes C, D e E. Bom, eu também compro nestas lojas, quando é necessário, mas tenho que admitir que elas parecem a filial do Inferno de tão cheias de gente e com filas intermináveis. Li também que esta fatia da população não vê Jornal Nacional, porque as informações que são veiculadas neste telejornal não lhes são compreensíveis. É porque roubalheira, corrupção, assassinatos, descaramento e tudo mais não são mesmo compreensíveis para ninguém! Se eles não vêem Jornal Nacional, então por que estas propagandas continuam no ar neste horário, com aqueles locutores aos berros nos meus ouvidos?

Qual o motivo deles estarem berrando? Seria por que os publicitários creêm que todos os menos favorecidos são surdos? Seria por que pensam que precisam narrar a propaganda num volume maior do que o do funk do Tigrão? Seria por que acham que está rolando uma festa na casa da galera e, para que sejam ouvidos, têm que falar mais alto do que todo mundo? Seria por uma tremenda falta de educação?

E por que as ofertas são sempre tão infames? Será que os menos remediados não têm direito de juntar um dinheirinho e comprar um produto que preste? Será que estamos começando a adotar a política de incentivo ao consumo desenfreado - de porcarias - que os EUA adotaram tempos atrás e que hoje está provocando um colapso naquela economia? Será que eles pensam que somos todos burros?

Eu sempre me sinto invadida por estas propagandas, agredida mesmo. Acho que se há algo para se reavaliar, não são as propagandas de cerveja, mas as destas lojas. Abaixo a gritaria! Um viva para a boa educação!

Nenhum comentário: