domingo, dezembro 28, 2008

WALL*E





Desde que vi o filme WALL*E, um desenho animado supostamente feito para crianças que, no fundo, no fundo, é um alerta para nós, adultos, eu não consigo tirá-lo da minha cabeça. Desta forma, saibam que este post estava em gestação desde então.

WALL*E é um filme muito contundente, que trata de assuntos extremamente graves. Para quem não viu ter uma idéia, os principais temas são:

- o excesso de lixo, dentro e fora do planeta Terra;
- o excesso de peso de quem precisa exilar-se no espaço e tem que viver anos em gravidade zero.
As cenas são encantadoras, ao mesmo tempo que são aterrizantes. O robozinho, um dos protagonistas do filme, tem como PET uma encantadora baratinha, que ele esmaga de vez em quando, mas que sempre sobrevive e é sua fiel escudeira. Existe uma lenda urbana que diz que só as baratas sobreviveriam à terceira guerra mundial, né? Então, o filme apela para esta lenda para tornar a barata o único ser vivente na nossa Terra seca e fedorenta, por estar repleta de lixo.

Veja uma das imagens...




Este vídeo mostra um dia de trabalho do WALL*E, que trata de selecionar as coisas. E aí, a gente se dá conta de que diante de um holocausto ecológico, o valor das coisas começa a ser totalmente relativo. Um anel de brilhantes vale muito pouco para quem não tem dedos. Esta imensa quantidade de lixo que vemos nesta cena do filme, em que o WALL*E aparece em uma missão inglória de recolher e compactar lixo, criando arranha-céus das porcarias que abandonamos, me lembrou o problema enfrentado pela provìncia de Nápoles, na Itália, no início de 2008, com o excesso de lixo pelas ruas. Quem não se lembra? Vejam as fotos...


Além disso, o filme trabalha o tempo todo com a idéia de inteligência artificial, já explorada ao extremo pelo Steven Spielberg naquele outro filme com este mesmo nome. Tanto o WALL*E, quanto a robozinha EVE que se torna seu par e que é na verdade uma sonda enviada à Terra para verificar a existência de vida, são robôs que aprendem, que são capazes de entender a utilidade das coisas, têm um senso ético até, e sabem perfeitamente distinguir o que é certo e o que é errado, de uma maneira que nós, humanos, estamos esquecendo com o tempo.

A cena em que WALL*E deixa a Terra e tem que ultrapassar uma barreira de satélites, lixos espaciais que estamos deixando para as futuras gerações tratarem, também impressiona muito. Se dermos uma olhada no site da NASA (http://science.nasa.gov/Realtime/jtrack/3d/JTrack3D.html - precisa ter o JAVA instalado), veremos que mais de 500 satélites atualmente estão orbitando ao redor da Terra. Precisamos mesmo de tudo isso para sermos felizes?

Para piorar, os autores deste filme profetizam um futuro de seres gordos, inábeis em se comunicar face-a-face, com uma extrema dependêncía da comunicação virtual. A cena em que dois gordinhos se tocam (um homem e uma mulher de repente se esbarram e se encostam) é muito impactante. Nós não fomos criados para sermos avessos ao toque. E também, quem precisa de porções tão generosas de hamburgueres e de copos de refrigerantes tão grandes? Quando vemos a situação em que se encontra a população norte-americana e como estamos todos indo pelo mesmo caminho, deveríamos começar a nos preocupar, não?


Eu ando muito preocupada, ecologicamente falando. Mas, o que fazer se todo mundo resolveu entrar na mesma onda? Ah, pra terminar, eu queria deixar aqui um vídeo que recebi pela internet e que considero o melhor vídeo dos últimos tempos sobre esse assunto.

2 comentários:

Pachá disse...

Muito relevante a sua preocupação. A situação é realmente crítica e tudo o que se faz é consumir mais.
Esse vídeo é muito bom realmente. Já tinha recebido pela internet também. Tenho alguns outros muito interessantes. Vou colocar lá no blog (ou nos blogs, se for o caso).
Beijos!

Claudia Moema disse...

Obrigadíssima pelo vídeo. Repassarei para meus colegas pois tem tudo a ver com o nosso projeto do ano que vem.
Aliás, vou sugerir usar o material do Al Gore e o filme Wall-e em conjunto com esse material para iniciar as discussões e os sub-projetos.
Relevantérrimo
Beijocas
CM