domingo, março 28, 2010

Os meus anos 80

Nos anos 80, estávamos lá, eu, minha mãe e minha irmã voltando de carro da casa da minha avó, de Botafogo para a Praça da Bandeira, ouvindo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e muitos outros no rádio do carro. Cantávamos alto, minha irmã e eu, e minha mãe dirigia depois de um dia de trabalho, bastante cansada.

Eram tempos difíceis, já que meu pai trabalhava em São Paulo e só vinha para casa nos finais de semana. Nós três vivíamos sozinhas, de casa para a escola e da escola para casa. Vovó dava uma força, ficando com a gente enquanto a mamãe estava trabalhando, e tomando uma conta danada das netinhas. A escola era em frente a sua casa, então era bem difícil dar uns perdidos nela e ir curtir com a galera, porque ela ficava de olho.

A gente estudava à beça. O colégio era o Princesa Isabel, em Botafogo, até que a minha irmã resolveu que não ia fazer o 2o. grau lá. Tentaria o 2o. grau técnico no CEFET. Eu não lembro bem se a questão era falta de grana, ou o fato de que a escola era muito longe de casa. O que eu lembro é que eu não abri mão de terminar o 2o. grau naquele colégio, o meu colégio da vida inteira. Tinha um apreço especial pelos amigos que eu achava que tinha por lá. Amigos que eu nunca mais vi. Estranho, né?

Depois que terminamos a escola e fomos cada um para uma faculdade diferente, poucos foram os que mantiveram contato, ao contrário dos amigos que a mana fêz no CEFET, que se encontram regularmente até hoje.

Mas, voltando a nossa trilha sonora da época, o incrível era o caderno que tínhamos, no qual escrevíamos todas as letras das músicas, e que usávamos para ficar horas decorando letra por letra. Lulu Santos, Cazuza, Barão, Capital Inicial, Blitz... amávamos aquelas músicas.

Lembro-me de um disco do Hanoi Hanoi que a minha irmã comprou e que ouvíamos sem parar. Totalmente demais era uma música incrível, super contemporânea, que já tratava de assuntos que só vieram a ser corriqueiros nos dias de hoje...

Linda como um neném
Que sexo tem, que sexo tem?
Namora sempre com gay
Que nexo faz tão sexy gay

Rock´n´roll?
Pra ela é jazz
Já transou
Hi-life, society
Bancando o jogo alto

Totalmente demais, demais

Esperta como ninguém
Só vai na boa
Só se dá bem
Na lua cheia tá doida
Apaixonada, não sei por quem

As letras das músicas eram antológicas, e a memória que fazíamos questão de cultivar, permanece viva até hoje. Eu ainda sei cantarolar aquilo tudo, e não é nostalgia, é paixão mesmo. Quando os Titãs lançaram Sonífera Ilha, tratamos de apelidar a mamãe com esse nome, porque ela chegava em casa e literalmente "apagava" no sofá depois do jantar (assim como eu faço hoje, de tão cansada). Adorava o RPM, o Léo Jaime, o João Penca e os Miquinhos Amestrados... Sem falar no Ira! e no Plebe Rude, que tinham um tom mais rebelde (que eu não entendia muito bem), mas que também faziam parte do nosso repertório.

E quando o Ultraje a Rigor apareceu no Fantástico, com uma prévia do que seria um videoclip, lançando a incrível Nós vamos invadir sua praia, aquilo virou febre, a gente comprou o disco e ficou como loucas, ouvindo todas aquelas músicas e decorando tudo...

Os amores platônicos daquela época foram ainda embalados pela Marina Lima, Ritchie (com sua indefectível Menina Veneno), Metrô (e no balanço das horas tudo pode mudar...), Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii.

Me pego pensando como uma safra tão boa não perdurou, ou não deu origem a outras coisas incríveis. Hoje, os grupos são poucos, e a programação da tv é tão eclética (com sertanejos, sambas e outros pagodes), que parece que o rock brasileiro minguou, sumiu, desapareceu.

Um viva aos Raimundos, aos Detonautas, ao Rappa e a todos os que estão nesta luta...

Um comentário:

Letícia disse...

Como a gente ouvia música!