domingo, maio 17, 2009

Exercício de Administração do Tempo

Recentemente, estive em uma palestra sobre Administração do Tempo, na qual o palestrante propôs um exercício interessante.

Ele pediu que listássemos as sete coisas que movem a nossa vida atualmente. Eu listei...

FAMÍLIA
SAÚDE
AMOR
TRABALHO
ESCRITA
AMIGOS
DINHEIRO


Depois disso, ele nos pediu que cortássemos as quatro coisas menos importantes. Eu cortei assim...

FAMÍLIA
SAÚDE
AMOR
TRABALHO
ESCRITA
AMIGOS
DINHEIRO


Não que as outras quatro coisas não tenham importância, mas a gente tinha que cortar alguma coisa, né? Aí então, ele nos perguntou...

"O que você fêz hoje pelas três coisas que você deixou na sua lista?"

Ficou um silêncio geral na sala... Ninguém tinha feito nada. Em seguida, ele perguntou:

"O que você pode fazer por estas três coisas em curto prazo?"

E riu. A proposta dele é que a gente priorize direito. Classifique as coisas segundo a seguinte lógica:

A = coisas urgentes e importantes
B = coisas urgentes mas não importantes
C = coisas não urgentes mas importantes
D = coisas não urgentes e não importantes (estas aqui você pode delegar para alguém!)

Eu venho tentando seguir a lógica que ele propôs. Mas o que fazer quando tudo ganha letra A, ou pelo menos mais de uma tarefa do seu dia?

Ó, dúvida cruel !! E você, quais são as suas três grandes prioridades na vida?

2 comentários:

Lady Shady disse...

1.AMIGOS
2.SEXO
3.DINHEIRO

De AMIGOS tudo vai de vento em popa, que eu faço por onde...
De SEXO tenho tentado, juro! Mas só semana passada levei 3 tocos...(sem comentários)
De DINHEIRO é que fico só planejando mas preciso botar os planos em ação...
Afê!
Tempos difíceis de se administrar...

bjs!

Paulo Guerra disse...

Gostei da sua lista.
Apenas trocaria Escrita por Estudo.

Mas na priorização surgem algumas indecisões.
Em primeiro, sem dúvida vem a Família. Em Segundo ponho o Amor e em terceiro a Saúde (vale ressaltar que esse item só conquistou esse lugar de destaque há pouco tempo).

Os quatro a serem cortados são mais difíceis de priorizar, mas acho que Amigos deve ficar em quarto, seguido de Estudo, Trabalho e Dinheiro (nesta ordem).

O Dinheiro só está em sétimo porque eu consegui tê-lo em quantidade suficiente para as necessidades mais urgentes e para alguns luxos.

Mas fiquei feliz de perceber que hoje eu já havia dedicado tempo aos 3 primeiros itens. Talvez esteja no caminho certo!!! ;-)