domingo, junho 06, 2010

A etiqueta dos primeiros encontros

Estou lendo o livro - divertidíssimo - da Glorinha Kalil, Chic[érrimo], e agora me deparei com um capítulo que trata da etiqueta do primeiro encontro.

O que pode e o que não pode ser dito, o que se deve e o que não se deve vestir e o que atrai e não atrai uma mulher ou um homem quando o assunto é "e aí, vai ter bis?"

Achei engraçadíssimo que a lista de o que não pode é maior do que a lista do que pode. Por exemplo, o que ajuda a mulher a ter um segundo encontro? Aqui vai a listinha da Glória:

  1. delicadeza;
  2. elegância;
  3. boa conversa;
  4. bons modos;
  5. cultura;
  6. e um "corpão"!
Nossa, já pensou a manutenção de tudo isso? Acho que o item 6 é o que todas perseguimos, todos os dias. Algumas estão sempre de dieta, mas não é só isso, como mostrou a Glória, não é mesmo?
Mas, as mulheres são também muito exigentes. Não pensem os homens que conseguir um segundo encontro é tarefa fácil não! Olha que a gente está sempre avaliando tudo. Já se sentiram numa entrevista de emprego, meninos? Pois é assim mesmo, a gente tem um check-list mental, e mesmo as que os utilizam de forma bem sutil, o utilizam sempre.

Vamos ao que não pode, segundo a Glória:

  1. exibicionismo (emprego, dinheiro, conquistas, status);
  2. cabelo sujo, oleoso (eu diria ensebado, arght);
  3. roupa agarrada;
  4. calça santropeito (precisa dizer alguma coisa?);
  5. barriga de cervejudo;
  6. camisa transparente ou aberta ao peito, ou as duas coisas;
  7. camisa de cetim ou qualquer coisa que brilhe;
  8. falta de educação;
  9. tratar mal o garçom;
  10. falar alto;
  11. chegar com um amigo (ao encontro, qualé?)

Viram como é complicado? A gente tem que se esforçar, mas eles também. É isso que me consola.

Agora, vale para os dois: nunca passará desapercebido se tirar os sapatos debaixo da mesa, ou se partir em pedaços todos os alimentos antes de comer (a não ser que você tenha menos de oito anos).

O que não se fala à mesa (olha, é a Gloria que está dizendo, presta atenção, é tudo com "D"):
  1. Dieta;
  2. Doença;
  3. Depressão;
  4. Dureza;
  5. Diretrizes políticas;
  6. Doutrinas religiosas.
Acho que isso é algo que vale mais no Brasil do que lá fora. Recentemente, estive conversando com um inglês (tá bom, tá bom, não se tratava de um encontro), e ele me perguntou da minha religião e eu tive que explicar porque eu tinha escolhido a minha religião, em detrimento de todas as outras. Acho que o povo lá fora vai direto ao ponto.

Mas, em tempo de Dia dos Namorados, nada como se lembrar dessas dicas, para conseguir um par, não é mesmo?

Nenhum comentário: