terça-feira, junho 22, 2010

Por onde andei [1]

Férias. Tão merecidas. Ainda não me acostumei com a idéia, de tanto o que trabalho, o tempo todo. 35 dias longe do Rio, sem curtir o Inverno no Rio, estação do ano que eu gosto tanto. Estou do outro lado do mundo, no "Velho Mundo", no Verão.

Um Verão pra lá de esquisito, diga-se de passagem. Verão frio, com roupas de frio, luvas e gorro de lã. Mas, com um solzinho a embelezar a cidade e a trazer verde por todos os lados. E flores, muitas flores. Nas ruas e nas sacadas das casas, até mesmo as mais simples.

Onde estou?

Estou em Berlim, na Alemanha. Vim acompanhar meu marido, este sim a trabalho, por vinte dias. Depois, continuamos viajando. Esta é uma viagem diferente para mim: é a primeira vez que "acompanho" alguém apenas, e não tenho nada a fazer a não ser me distrair. Ser a melhor companhia que eu puder para mim mesma. Para entrar no clima, comprei no aeroporto o livro "O menino do pijama listrado" (nada mais apropriado, a propósito).

Por aqui, tudo que tenho me é útil. E o incrível que o que mais me tem sido útil não é o dinheiro que trago no bolso e sim o conhecimento que adquiri ao longo da vida. A educação que recebi dos meus pais, para lembrar que por maiores que sejam as diferenças culturais, o muito obrigado, o bom dia, o boa tarde e o até logo sempre funcionam. O que sei de Inglês e de Espanhol, oportunidade que tratei de aproveitar quando me foi oferecida no trabalho, e que tem me ajudado enormemente a me comunicar com todos os tipos de pessoas (novos e velhos, ricos e pobres, dos mais cultos aos mais simples ...). As receitas que aprendi ao longo da minha vida de casada, e que têm me permitido fazer alguma coisa agradável ao paladar com poucos ingredientes e poucas panelas (um desafio!)... e ainda, o que sei de futebol, que me permite permanecer nas conversas dos professores aqui na Escola de Engenharia, quase todos homens (um horror! - rs rs rs)...

O conhecimento, enfim, se mostrou pra mim como um belo tesouro... e o que vou levar desta viagem, intangível também, é mais conhecimento, multiplicado, cultivado, elevado a décima potência. A cultura que estou respirando, as pessoas que estou vendo e conhecendo, os lugares onde estou indo, estes ficam na memória e, certamente, serão algo de que vou gostar de contar para os meus netos...

A igreja da foto é a Igreja Comemorativa do Imperador Guilherme I, destruída em 1943, durante a Segunda Grande Guerra, e novamente consagrada em 1961. Até construíram outro pedaço da igreja ao seu lado, mas não é tão bonita. Estive lá hoje. Por dentro, é impressionante. Qualquer hora, posto as fotos que tirei.

Até o próximo post!

4 comentários:

Unknown disse...

Que momento ímpar! Viva plenamente esse ócio - criativo, contemplativo, constatador! Estamos sentindo sua falta, mas no coração a certeza dessas tão merecidas férias!!! Beijocas!

Anônimo disse...

Rebecca, que delícia!
Longe de casa, longe da rotina, longe do óbvio, curtindo a própria companhia. Aprendendo, conhecendo, explorando. Tudo isso ficará pra sempre, tenha certeza.
Bom proveito! Divirta-se!
BjO*

Bia Prado disse...

Aproveita, querida. Você merece!!!
Beijos

O_PRG disse...

Fico feliz por você ! Você está um doce !
beijo