segunda-feira, agosto 23, 2010

Ainda sobre sonhos


Declarado pelo próprio Diretor, o filme "A Origem", que comentei no post anterior, foi baseado na obra de Jorge Luis Borges, um escritor que adora esse tema de um sonho dentro do outro. Para muitos, isso tudo pode parecer loucura, ou mesmo uma bobagem.

O filme ainda nos remete a "Matrix", quando mostra os personagens conectados a uma máquina através de um fio, que lhes permite sonhar o mesmo sonho, com o cenário produzido pelo arquiteto do grupo.

Lembrei-me da vez que, já casada, tive um sonho estranhíssimo. Sonhei que estava perdida, andando de pijama pela Marina da Glória, de madrugada, tentando achar o caminho de casa. Neste sonho, um grande amigo aparecia para me salvar.

Trabalhávamos juntos naquela época. No dia seguinte, quando eu cheguei no escritório, contei-lhe que havia sonhado com ele, todo vestido de terno de linho branco, chapéu de panamá, sapato bicolor, e que havia ido me buscar...

E ele completou... na Marina da Glória, de madrugada, você estava perdida, sem saber o caminho de casa. Eu te levei para a casa da sua mãe, não foi isso?

Ficamos muito surpresos por havermos sonhado o mesmo sonho, cada um com o seu ponto de vista, mas foi o mesmo sonho, estávamos no mesmo lugar. Ele, imbuido na tarefa de me salvar, me levar para casa; eu, esperando pela ajuda de alguém que não poderia ser ninguém além dele.

Se é verdade que nossos espíritos se despreendem de nossos corpos à noite e fazem grandes viagens, neste dia, eu fiz uma viagem interessante e o melhor, não estava sozinha, estava muito bem acompanhada.

Nenhum comentário: