quinta-feira, agosto 19, 2010

Fama

Fama
s.f. Reputação, conceito; renome, celebridade. (Dic. Aurélio)

Tenho pensado muito sobre isso ultimamente. Estamos num mundo em que as pessoas só pensam em ter fama, em serem conhecidas, em se tornarem populares. Me espanta as pessoas que têm o Orkut "lotado", ou seja, são tantos os "amigos", que eles se vêem obrigados a abrir outro perfil na rede social. Tenho um amigo que têm 999 amigos só no perfil ao qual estou associada. Nossa!

Mas, o principal conceito relacionado com a fama é a reputação, e se pensarmos sobre isso um pouco mais a fundo, vemos que, apesar das pessoas sempre associarem a palavra "reputação" com algo positivo, ela não necessariamente tem que ser boa. A criatura pode sim ter uma péssima reputação. Ser um péssimo chefe, ser um profissional que rouba as ideias dos outros, ser uma criatura desleixada no trabalho, que é um indolente, enfim, existem mil motivos para você ser classificado como alguém de "péssima reputação" ou "má fama".

O mais incrível é que você leva uma vida inteira para construir a sua reputação, mostrar sua competência, amealhar resultados que levem a um bom currículo, elaborar bons trabalhos, e numa fração infinitesimal do tempo, algo ou alguém pode destruir a sua vida. E daí, reconstruir a percepção da maioria é bem complicado. Há quem tenha que mudar de vida pra isso, e virar a página de fato.

Na Alemanha, fiquei sabendo do caso do goleiro Bruno, do Flamengo, meu time do coração, e confesso que fiquei muito chocada com tudo o que ouvi e li. Eu que sempre achei o Bruno um grande goleiro, e um ídolo pro time e pra torcida!!! Lembro que passei a evitar a leitura dos sites de notícias porque tinha medo de saber mais alguma coisa escabrosa daquela história.

E ainda tem gente que pensa que é melhor que falem mal, mas falem delas. Mas, o preço é muito, muito alto. Quem tem coragem de pagar por ela e consertar a rebordosa moral que sobra em seu lugar?

Nenhum comentário: