domingo, agosto 08, 2010

Desvios

amoral. a.mo.ral. adj m+f (a4+moral) 1 Que está fora da noção de moral ou de seus valores: O mundo físico é amoral. 2 V amoralista. (Michaelis)

Ao longo da nossa vida, a gente coleciona estórias de amigos que se perderam pelo caminho. Não, não estou falando daqueles amigos que deixamos de ver, que se afastaram e foram para outros lados. Estou falando daqueles amigos que acharam que os fins justificam os meios e, quando a gente menos esperava, fizeram m...

Hoje, conversando com uma grande amiga, enumerei uma série de fatos que serviram de pistas para concluirmos que havia mais gente ambiciosa interessada em conseguir o que queria do que nós imaginávamos. Por exemplo, citei o colega da faculdade de engenharia que roubou uma planta da obra na qual o irmão dele trabalhava e apresentou como se fosse o seu projeto final e um outro conhecido que falsificou uma declaração da faculdade (que ele não cursava) para conseguir um estágio que ele queria muito.

O fato é que, hoje em dia, todo mundo acha que uma mentirinha não faz mal a ninguém. As pessoas falsificam carteirinha para entrar no cinema e pagar meia, falsificam currículo, falsificam documentos, passam por cima dos outros, ou fazem as pessoas de escada, compram monografias na internet, apresentam projetos ou artigos como se fossem seus, quando não são. E o pior, não vêem nada de mal nisso. É como se pensassem que, se ninguém sabe, então está tudo bem.

Mas, francamente, não está. Onde foi parar a tal da consciência? As pessoas ainda têm isso? As pessoas conseguem dormir tranquilas, elas sabem o que é o verdadeiro descanso? Será que não se cansam de usar os outros, de levar seus atos às últimas consequências?

Onde é que foi parar o conceito de moralidade?

E daí eu volto para os meus amigos que foram se perdendo... e me pergunto o que terá sido deles? Como será que são os filhos deles? Quem são os seres humanos que estamos deixando para este planeta? Onde é que será que vamos parar enquanto nos preocuparmos mais com o ter do que com o ser?

E me pego com medo de não ter resposta.

2 comentários:

Poupée Amélie™ disse...

Rebecca,
Os valores foram se perdendo ao longo do tempo. Hoje tudo é permitido. Princípios? Moral? Isso quase não existe mais (está fora de moda).
As mentiras tornaram-se cada vez mais necessárias, os erros são vistos como coisas normais. Precisamos ser espertos, precisamos ser os melhores, os mais ricos, mais magros, mais bonitos, inteligentes,... ufa... e não importa o quanto nos custará.
Se necessário for, vendemos a alma.
BjO*

Clarisse Bronté disse...

O grande problema é que o conceito de certo e errado está ficando a cada vez mais "relativo".

Fico pensando na música da Legião que diz:
"Se o mundo é mesmo. Parecido com o que vejo. Prefiro acreditar. No mundo do meu jeito"

O importante é fazermos a nossa parte, por mais que as pessoas ao nosso redor nos choque e surpreenda de maneira negativa a cada vez mais.

Beijo, em vc Honey Bee