terça-feira, fevereiro 14, 2012

Whitney


Neste sábado que passou, perdemos precocemente a estrela Whitney Houston. Ela, que estava afastada dos palcos há muito tempo por causa das drogas, tentava retornar, como tentou o Michael Jackson há dois anos (ou já são três?) atrás.

Eu adorava a Whitney. Acho que ela fez a minha cabeça muito seriamente na adolescência. Contra tudo e contra todos, eu escutava a Whitney dia e noite. E a imitava. Gostava de tremer os lábios como ela fazia quando cantava. Isso era coisa de diva negra, pensava. E os meus amigos não suportavam aquele estilo de música. Nem o assaltante que roubou nossa casa e levou todos os nossos CDs quis o da Whitney (graças à Deus!)...

Quando vi o filme "O Guarda Costas", com ela e o Kevin Costner, saí do cinema imediatamente para a loja de CDs e comprei a trilha, que ouvi incessantemente até aposentá-la definitivamente e nunca mais escutá-la na vida. Aquele ato da gente que não sabemos explicar: ouve-se um CD até cansar, para depois nunca mais conseguir ouvir uma música sequer.


Até que sábado, a Whitney faleceu. Aliás, não sei o que estão querendo investigar. As pessoas podem morrer afogadas se dormem profundamente numa banheira cheia d'água. Por isso, é tão perigoso entrar numa banheira para relaxar. Porque nem sempre a gente acorda.

E a tv começou a falar da cantora, da sua história, dos seus problemas com drogas, de seu casamento falido, de sua decadência... enfim, tudo pelo que parece têm que passar as divas da música para que sejam consideradas divas (e é por isso que eu peço a Adele que vá devagar, por favor).

Fazendo uma retrospectiva de sua vida, várias de suas músicas foram mostradas na tv... e eu me dei conta de que ainda sei contá-las todas, que ainda gosto delas, e que elas estão guardadas aqui dentro, no meu sótão intangível particular... em alguma gaveta perdida.



Fiquei me perguntando como uma pessoa que gravou "The greatest love of all" pode ter descido tão fundo...? E talvez, se ela tivesse escutado sua música todos os dias, e cantado a plenos pulmões, ela não tivesse ido tão cedo, não tivesse se entregado tão rápido... É fato que no clipe de "I look to you", ela já estava bem caidinha e sua voz não era a mesma... mas precisava ser mesmo assim? Precisa ser assim com todas elas? A vida da Etta James, por exemplo, também não foi fácil...

Uma pena!

Para quem não se lembra, aqui estão letra e música.

The Greatest Love Of All

I believe that children are our future,
Teach them well and let them lead the way.

Show them all the beauty they possess inside,
Give them a sense of pride... to make it easier,
Let the children's laughter,
Remind us how we used to be .

Everybody's searching for a hero,
People need someone to look up to.
I never found anyone who fulfilled my needs...
Lonely place to be and so i learned to depend on me.

I decided long ago, never to walk in anyone's shadow,
If i fail if i succeed at least
I'll live as i believe
No matter what they take from me.
They can't take away my dignity...
Because the greatest, love of all, is happening to me.

I've found the greatest love of all inside of me
The greatest love of all, is easy to achieve
Learning to love yourself, it is the greatest love of all

And if by chance that special place that ...
You've been dreaminf of
Leads you to a lonely place
Find your strength in love.


Nenhum comentário: