segunda-feira, setembro 08, 2008

Modelos de Negócio

Em Londres, me surpreendeu a diversidade dos modelos de negócio existentes para encantar os consumidores. Em se tratando de comida, então, nem se fala. Como ela é muito cara, a gente acaba cedendo a tentação da fast-food. E aí, meu bem, não há quem não engorde.

Pensando nisso, um cara muito esperto criou uma cadeia de lojas chamada Wasabi. Eles têm um site interessantíssimo na internet (http://www.wasabi.uk.com/), que mostra, inclusive, a etiqueta para se comer sushi: sabia que uma vez que você escolheu o seu sushi ou sashimi, você deve comê-lo por inteiro, sem partí-lo pela metade? Do contrário, é considerado falta de educação.

Só que, apesar de parecer fast-food, porque tudo já está pronto previamente, a proposta desta cadeia de lojas é criar um ambiente de tranquilidade no meio do burburinho londrino (um quê de slow-food). Ao entrar no restaurante, nota-se um ambiente de paz, com um silêncio relativamente razoável, só maculado pelo barulho do trânsito do lado de fora.

O wasabi é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta Wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japonesa é conhecida também como rabanete japonês ou wasábia. O rabanete japonês apresenta alguma semelhança com a raiz-forte (Armoracia rusticana), mas tem um sabor e aroma mais delicado. Atualmente o rabanete japonês é usado para acompanhar o sushi e o sashimi.

Não é fantástico o cara ter pensado nisso? Num momento em que todo mundo tenta se manter saudável e a comida japonesa tem sido considerada uma fonte de vitalidade, já que aquele povo vive à beça, o cara tirou um coelho da cartola, literalmente! E o melhor, ele ainda entrega em casa - ou no escritório, se você preferir.

Você mete o carão na vitrine, dá uma olhadinha no que já está lá, prontinho, te esperando, bem preparado, bem arrumado, e é impossível não se sentir tentado a comer uma, duas, três, várias peças... ainda mais se elas vêm embaladas uma a uma. Sensacional!

Fiquei me perguntando por que ainda não pensaram em alguma coisa parecida no Rio de Janeiro, ali, no centro da cidade...

Bom, eles não têm os restaurantes à quilo, como nós, que já se arvoram a fazer a comida japonesa, misturando-a com o churrasco.

Uma casa parecida, com este mesmo espírito, é a de rodízio japonês, onde as peças ficam circulando na sua frente e você pode eleger as que quer comer... tudo para a gente relaxar, no meio desse nosso dia-a-dia caótico.

Nenhum comentário: