domingo, novembro 23, 2008

Pânico de chuva forte

temporal. sm 1 Anat Osso par situado na
parte lateral e inferior da cabeça. 2 Grande
tempestade; estado de grande perturbação atmosférica.


Tenho verdadeiro pânico de temporal. Talvez seja por isso que fiquei tão irritada de passar pelo que passei na segunda-feira passada. Saí do trabalho às 19:00, achando que ia dar para chegar em casa, mas só consegui chegar às 22:00. Choveu um pouco e o Rio de Janeiro virou um caos. Tudo alagado, metrô entupido de gente, ônibus parados num engarrafamento sem tamanho...

A previsão é de mais chuva esta semana. Enquanto isso, não posso estrear as minhas sandálias novas, grandes objetos de desejo, influência da minha irmã.

Mas, a coisa está séria. Não sei se é esse tal de aquecimento global que anda nos mostrando os maus tratos a nossa Mãe-Terra, mas o fato é que em alguns lugares, o povo anda sofrendo mais ainda. O contato com o povo de Santa Catarina neste final de semana me fêz pensar se o estado já não pode ser considerado uma nova New Orleans. Veja só as imagens de umestado submerso...




Essa aí em cima é Itajaí. Conheci a cidade quando a minha cunhada morou por lá. É uma cidade portuária, a mais próxima do aeroporto de Navegantes (que usamos quando vamos a Balneário Camboriú), e que é majoritariamente constituída por casas e edificações baixas. Tenho pena dos que perderam tudo debaixo destas águas. As chuvas por lá já estão durando dois meses...

Veja o estado que ficou a BR-470, completamene distruída. A Defesa Civil está tendo que lidar com mais este problema: estradas destruídas, bloqueadas, quedas de barreiras e a correnteza dos rios, que impede a navegação de barcos menores. Eles estão buscando descobrir uma forma de ajudar as pessoas que estão ilhadas, já que não conseguem chegar até lá.


Essa aí é Blumenau, mais uma cidade que foi severamente atingida pelas chuvas e que está assim, sem saída.

E as crianças lutando para salvar os animais, não é incrível como o homem sempre tira forças, não se sabe de onde, para ser solidário?


Esses meninos são de Joinville e esse pessoal ilhado, também. Fiquei com muita pena deles.

Juro que me peguei pensando que a melhor iniciativa natalina deste 2008 terrível seria passar na Defesa Civil e deixar alguma doação que pudesse ser enviada para eles. Feijão, arroz, farinha, água potável, cobertores, roupas usadas... enfim, algo que possa aquecer o coração de quem perdeu tudo...

Nenhum comentário: