domingo, março 15, 2009

Sobre propagandas de tv

Antes de contar sobre a minha fita-banana, gostaria de dizer algumas coisas sobre propagandas de tv.

Em primeiro lugar, sou do tipo de pessoa que adora propagandas de tv. Não mudo de canal quando elas estão sendo exibidas. Presto atenção em tudo. Acho que este seria meu outro campo de atuação, se eu não fosse o que eu sou. Adoro reparar na música, no estilo do publicitário, na mensagem... escolhi algumas para mostrar pra vocês neste blog, mas isso só depois, depois...

Preciso também dizer que existem programas na tv muito bons sobre propagandas. Um deles é o "Na hora do intervalo", que atualmente é exibido pelo Multishow. Nele, é possível vermos propagandas do mundo todo e termos a consciência de que nossos publicitários são infinitamente mais criativos do que os publicitários dos outros países. Em alguns, a grosseria é comum, não existe uma preocupação com a sutileza, como aqui.

De tanto assistir aos "making-ofs" das propagandas, me dei conta de que ainda existem os "jingles", como aquele das Casas Pernambucanas ("Não adianta bater, que eu não deixo você entrar, as Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar... ").


Segundo a wikipedia, o jingle é um slogan memorável, uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas.

Ocorre que às vezes, uma música de muito sucesso acaba funcionando como um jingle, melhor do que se a dona da marca tivesse encomendado a peça publicitária a alguma agência. Então, as agências contratam músicos como o Skank para cantar "Vamos Fugir", na propaganda das Havainas (e a música depois vira um hit da banda), ou o Celso Fonseca, para cantar "Slow Motion Bossa Nova" no comercial das sandálias Ipanema, com a Gisele Bündchen desfilando no calçadão pra gente, lembra? Olha ele aí...


Agora, em alguns casos, só se grava um pedacinho da música, ao invés de se usar a versão original, porque fica mais interessante e talvez seja mais barato no que diz respeito ao pagamento dos direitos de exibição e execução (bem, isso é um chute da minha parte!). Por isso, em alguns casos, a gente procura, procura e procura na Internet, mas só encontra os 30 segundos que foram utilizados na propaganda. Aliás, porque a propaganda tem que passar a mensagem em 30 segundos, caso contrário, fica caríssimo.

Enfim, isso serve para explicar porque às vezes não obtemos êxito na nossa busca por uma determinada música, usada como fundo musical numa propaganda que adoramos.

Nenhum comentário: