domingo, setembro 27, 2009

Tv aberta vs. Cartoon Networks

Faz muito tempo que eu acho que os meus amigos e até primos estão exagerando no que se trata da educação dos filhos. A maioria deles deixa os filhos "plugados" em canais de desenho animado, como o Cartoon Networks, principalmente durante os telejornais.

Eu sempre achei que isso era um exagero e que desenho animado demais poderia confundir o senso de realidade das crianças. E sempre achei que elas não poderiam, de forma alguma, ditar o que a família vê. Mas, nos últimos dias, andei reconsiderando o meu ponto de vista.

No sábado passado, fui assistir à um filme no cinema muito divertido, chamado "A verdade nua e crua". A despeito de ser uma comédia romântica, o filme traz uma reflexão sobre o que se pode e o que não se pode fazer na televisão para ganhar audiência. Menciona, inclusive, aquela moça do tempo no Canadá (eu sei que tem uma igual na Rússia e outra na Argentina), que, enquanto apresenta a previsão, vai tirando a roupa. Eles discutem a validade de algumas baixarias e eu comecei a pensar também na exibição exagerada da violência.

Estava em Salvador quando liguei pro Rio e um amigo me contou de uma coisa horrível que havia acontecido no bairro onde moro. Resumindo, um homem, fugindo de uma perseguição policial, entrou numa farmácia e, agarrado à dona do estabelecimento, ameaçava explodir tudo e a todos com uma granada, caso suas exigências de fuga não fossem atendidas. Eu fiquei perplexa que isso tenha acontecido tão perto dos lugares que frequento.

Só que à noite, enquanto me arrumava para sair, com a tv ligada, vi a cena no telejornal. Fizeram uma questão danada de mostrar o tiro que explodiu a cabeça do sujeito, o estado em que ficou o boné dele, o atirador, o chefe de polícia que deu a ordem para matar, a cara de desespero da refém. Enfim, mais chocada ainda fiquei de ver isso sendo exibido na tv às 20 hs da noite. Não é um pouco de apelação, não, gente?

A gente parece que perdeu os limites. A bem pouco tempo, haveria uma censura prévia do próprio veículo de tv que impediria uma cena dessas de ser exibida. É muita violência, estamos muito anestesiados. É lógico que eu não concordo com o que o bandido estava fazendo e é lógico que eu entendo que foi uma questão de minimizar os riscos, como o próprio policial pontuou. Mas, acho que aceitar a população aceitando isso, aplaudindo o feito, e totalmente anestesiada quanto a esta violência é assustador.

Pois bem, eu acho que é hora mesmo de dizer:
"Tirem as crianças da sala!" ou "Um viva pro Cartoon Networks!"

Você não sabe do que estou falando? Quer ver o que aconteceu? Procure no Youtube, você vai encontrar fácil, fácil...

Nenhum comentário: