domingo, janeiro 25, 2009

Sol da meia-noite

Recebi do meu pai um daqueles PPS que mostram as imagens mais belas do mundo, como se isso fosse possível. Basta dar uma olhadinha do Flickr que a gente vê que, a cada dia que passa, existem mais e mais pessoas se encarregando de fotografar as imagens mais belas do mundo.

Porém, uma delas me impressionou bastante. Trata-se de uma foto do sol da meia-noite, na Noruega.



É ou não uma coisa muito louca um sol à meia-noite? Eu, que não consigo dormir com uma frestinha de luz no meu rosto, não conseguiria dormir neste lugar, com o sol batendo e quiçá, esquentando tudo.

Pesquisei na Wikipedia e descobri o seguinte. O sol da meia-noite é um fenômeno que ocorre nas latitudes para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses. Na região da Lapônia central (Finlândia), durante o escuro Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenômeno da noite polar, a que os finlandeses chamam "kaamos". Mesmo no sul do país, o sol brilha no inverno (Dezembro) só umas quatro horas por dia. Entretanto, o pôr-do-sol é lento (inclinado) e por isso nunca chega a escurecer totalmente a noite (ocorrem as chamadas noites brancas).


Daí, você tenta dormir e fica uma frestinha de luz te incomodando sempre. É por isso que quando a gente faz uma longa viagem de avião, e vê aquelas criaturas bem branquinhas dormindo com tapa-olhos na maior tranquilidade, não entende como eles conseguem, por aquilo é muito desconfortável.

Lembrei também de um filme com esse nome, que também me impressionou bastante, apesar de eu, sinceramente, não me lembrar mais da história. No elenco, havia o Mikhail Baryshnikov e a Isabella Rossellini, e eles davam um show. O Mika, principalmente, porque tinha umas cenas de dança fantásticas.

É incrível perceber que um filme como esse é tão pouco reapresentado na tv. Aliás, esse tempo que eu fiquei de férias, e o pouco que eu percebi da sessão da tarde, vi que as reapresentações de filmes mais novos são bem comuns, ao passo que os mais antigos não tem mais vez. E esse aí nem é tão antigo assim, é de 1985. Só deve passar no Telecine Cult.

Mas, voltando ao sol da meia-noite, será que são essas variações do tamanho do dia e da noite que provocam tantas crises de depressão nos povos daqueles países?

2 comentários:

Letícia disse...

Acho que escuro demais, nublado demais, frio demais deprime mesmo. Mas não sei como seria ficar meses com luz do dia...
Beijos.

Lady Shady disse...

Pra mim seria inconcebível viver num lugar onde se fica tantos dias no claro total, quanto tantos dias de breu contínuo.
Bonito mesmo de se ver só em foto, eu acho.
Adoro tb o filme "O Sol da Meia-noite" que vc mencionou!
Vi umas 20 vezes e amo a 'coreo' que aquele gostoso do Baryshnikov faz pra ex-namorada russa no Teatro ( e que ele diz que seria proibida de ser apresentada naquela Rússia ).
Simplesmente um tesão!
Outro filme bem menos romântico e que mostra o sol da meia-noite é "Insônia" com Al Pacino.
Vale a pena ser visto tb.
Outro seria "Trinta dias de noite",gênero terror, baseado no HQ homônimo.

Bjs!