segunda-feira, novembro 02, 2009

Não pense que...

Existe uma música antiga, já regravada algumas vezes, que sempre me tocou fundo e que eu acho que, cada vez mais, representa o comportamento clássico de uma geração que evita envolvimento. Ela se chama "I'm not in love", e aqui está a letra...

I'm not in love, so don't forget it
It's just a silly phase I'm going through
And just because I call you up
Don't get me wrong, don't think you've got it made
I'm not in love, no-no
(It's because...)

I like to see you, but then again
That doesn't mean you mean that much to me
So if I call you, don't make a fuss
Don't tell your friends about the two of us
I'm not in love, no-no
(It's because...)

I keep your picture upon the wall
It hides a nasty stain that's lyin' there
So don't you ask me to give it back
I know you know it doesn't mean that much to me
I'm not in love, no-no
(It's because...)

Ooh, you'll wait a long time for me
Ooh, you'll wait a long time

Ooh, you'll wait a long time for me
Ooh, you'll wait a long time

I'm not in love, so don't forget it
It's just a silly phase I'm going through
And just because I call you up
Don't get me wrong, don't think you've got it made, ooh

I'm not in love, I'm not in love...

Estava pensando hoje sobre o já batido começo da frase "Não pense que..."

... só porque passamos a noite inteira conversando, e eu joguei um monte de charme pra você, você pode me levar pro motel!

... só porque eu sou cheio de cuidados contigo, te ligo nas horas mais improváveis, quero algo além do que já temos...

... só porque eu deixei você fazer planos de morarmos juntos na minha casa, significa que quero que casemos e vivamos juntos para sempre!

... só porque eu não disse que eu não queria filhos, que eu realmente os quero!

Enfim, estava pensando no porquê é tão difícil dizer quais são os nossos verdadeiros interesses. Será por que sempre temos algum interesse quando estamos envolvidos com alguém e confessá-lo pode significar perder o que já conquistamos, mesmo que para tal estejamos evitando magoar a outra pessoa? Será que isso não é um egoísmo muito grande?

Isso me remeteu a minha adolescência, quando eu era só uma menina magrinha demais que quando se apaixonava preferia manter a amizade do que confessar o que sentia, só pelo medo de perder (!). Onde é que já se viu alguém perder algo que não tem? Não me lembro de ter conseguido manter nenhuma daquelas amizades do tempo da escola... teria sido mais produtivo se eu tivesse dito, quem sabe não teria rolado alguma coisa?

E acabo vendo que as pessoas são assim o tempo todo. Engolem sentimentos, sufocam idéias contrárias, amenizam suas opiniões, com medo do que os outros vão pensar, temendo que não sejam aceitos pelo grupo. Por vezes, o que o grupo quer é apenas ouvir a opinião de alguém que tenha opinião, seja ela favorável ou contrária.

Quando resolvem regurgitar seus motivos numa mesa de bar, acabam fazendo uma besteira ainda maior, entregando a estratégia, mostrando as cartas da manga, aquelas que são sempre usadas nas situações mais inconvenientes para dar uma de "leão-da-montanha", com sua indefectível "saída-pela-direita"!

E assim, quando a gente menos percebe, as pessoas vão se tornando cada dia menos verdadeiras, incluindo o dom da atuação no seu rol de atributos, sem se dar conta que precisa estudo pra ser ator, para produzir um resultado final um pouco menos falso e cafajeste.

A covardia é dolorosa, ela é claustrofóbica. Comprime, incomoda, te torna um derrotado. Ninguém dá o que não tem. Nem acorda diferente do dia pra noite, com o simples toque de uma varinha de condão. Pense nisso...

Para embalar, aqui vai a música...

Um comentário:

Clarisse Bronté disse...

Amiga, há pessoas nesse mundo que não têm coragem para ser o que são e dizer o querem dizer. Coragem ou caráter, confesso que ainda não consegui detectar qual razão.

Mas conheço pessoas que falam e agem como estivessem num grande espetáculo teatral ou circense.

O problema é que esses "atores" ou "palhaços" estão sempre próximos da gente, nos confundindo, enganando,preenchendo nossos corações e mentes de esperanças ou frustrações.

Ser verdadeiro é um luxo e você é chique de doer!

Beijos
Clarisse B.