domingo, maio 02, 2010

Pagando imposto

Nossos aeroportos são uma vergonha. Cheguei de viagem, com disposição para pagar o imposto devido à Receita Federal pelo notebook que comprei. Tudo declarado, Freeshop feito, fui pra fila. Ao chegar na boca do raio x (parecia que eu ia fazer vestibular, de tanto frio na barriga), o cara da Receita me mandou passar. Foi quando eu retruquei:

- Peraí, eu tenho coisa pra declarar. Olha aí no papel...

Ele só me fêz uma cara de : - Humpft! E me indicou uma fila pequena de pessoas aborrecidas num canto do recinto.

Eu me encaminhei pra lá, outro sujeito pegou o meu passaporte e alguém me disse pra sentar que ia demorar:

- Caiu o sistema! Vai demorar pelo menos meia hora.

Como assim caiu o sistema? Quer dizer que não dá pra ser honesto neste país? O tal do sistema demorou uma zorra para voltar a funcionar. No final, tinha uma máquina com o sistema funcionando, para emitir o DARF, e outra sem o sistema, no qual um carinha bem simpático (e bonitão, diga-se de passagem), fazia o DARF manual.

Ele preparou o meu e disse que eu teria que pagar no Banco Safra. Hã? O câmbio da Receita era melhor que o do Banco, então, tratei de pagar o imposto em Real mesmo. Mas, fiquei espantada com a desorganização. Saí do "desembaraço" só com a minha bolsa de dinheiro, para pagar o imposto, e depois, para voltar e resgatar malas e notebook, foi um parto. Ninguém se entendia sobre o que estava acontecendo, nem os seguranças, nem o povo da Receita.

No final, fiquei tranquila, mas demorei mais de duas horas para conseguir sair de lá, com o meu marido me esperando do lado de fora. É mesmo um incentivo à sonegação.

A única palavra que me veio à cabeça foi "vergonha", por sermos tão subdesenvolvidos neste sentido.

Um comentário:

Letícia disse...

Quem manda querer ser honesta?