sexta-feira, agosto 22, 2008

Novos ídolos


Ver o Brasil no alto do pódio, em plena Olimpíada, é sensacional e realmente muito emocionante. Ver que o atleta vencedor passou por momentos muito difíceis e que deu a volta por cima, é inspirador. É o tipo de história que faz a gente ter fé na vida e fé na gente. É muito fácil desistir diante de uma adversidade, continuar brigando é que é complicado.

Se a vida fosse simples, ela não seria um caminho tão sinuoso. Seria reto, racional, previsível. E isso a gente sabe que ele não é.

Parabéns, Maurren Maggi, parabéns pela perseverança! Parabéns pelo ouro olímpico. A gente teria ficado igualmente feliz por você se ela não tivesse vindo, se fosse a prata ou o bronze, ... mas a medalha de ouro vem para coroar a sua trajetória.

Você me lembrou a parábola do bambu chinês, que reproduzo aqui:

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante cinco anos, todo crescimento é subterrâneo. Invisível a olho nu, mas... Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, ao final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Um escritor de nome Covey escreveu:
“Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virá um crescimento e mudanças que você jamais esperava...”.


O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos...

Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Procure cultivar sempre bons hábitos em sua vida: a persistência e a paciência.

“É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.”

Autor desconhecido
Fonte: http://espaco-da-alma.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

Nenhum comentário: