domingo, outubro 26, 2008

Apenas amigos

Ontem, tive insônia novamente, e o sono só veio às 4:35 da manhã. Fiz o que os médicos recomendam, não fiquei na cama. Hoje, coloquei o despertador para às 9:00 da manhã, para me forçar a levantar cedo e consequentemente, ter sono cedo. Fiquei o dia inteiro brigando com o sono, mas resisti.

Mas, de madrugada, zapeando pela tv, me deparei com um daqueles filmes água com açúcar americanos, acho que no Telecine Light, chamado "Apenas Amigos". A cena era de um gordinho que tentava se declarar para sua melhor amiga, era rejeitado, saia da cidadezinha onde morava, pequenina, e dez anos depois, estava gatérrimo, se dando bem com modelos e atrizes em Los Angeles. Você já viu esse filme? Não? Ah, mas com certeza deve ter visto alguma coisa parecida.

O filme não era lá grandes coisas, mas ajudou a me entreter. No entanto, eu fiquei pensando nesta história. Acho que todo mundo, alguma vez na vida, já deve ter se apaixonado por um grande amigo(a) e ter ficado sem jeito em se declarar. Talvez seja pelo medo de perder a amizade, quando ela é algo que vale à pena.

O próprio Cazuza traduziu este sentimento muito bem quando escreveu, junto com a Bebel Gilberto e o Dé, a letra de "Preciso dizer que te amo", música que eu adoro!

Quando a gente conversa
Contando casos, besteiras
Tanta coisa em comum
Deixando escapar segredos
E eu não sei que hora dizer
Me dá um medo, que medo

É que eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
É, eu preciso dizer que eu te amo
Tanto

E até o tempo passa arrastado
Só pra eu ficar do teu lado
Você me chora dores de outro amor
Se abre e acaba comigo
E nessa novela eu não quero
Ser teu amigo

É que eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
É, eu preciso dizer que eu te amo, tanto

Eu já nem sei se eu tô misturando
Eu perco o sono
Lembrando em cada riso teu
Qualquer bandeira
Fechando e abrindo a geladeira
A noite inteira

Eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que eu te amo, tanto

Muitos gravaram esta música: Cássia, Marina, o próprio Cazuza... ela já embalou muitas noites em claro...

Agora, por que nada funciona quando se trata do melhor amigo? Por que os truques não dão certo, por que ele não cai na tua lábia? Por que é tão difícil dizer o que se sente e todas as teorias parecem idiotas? Acho que a resposta é: porque ele te conhece! Ele sabe quem você é! Ele já te viu tão de perto que às vezes não enxerga o que você está tentando mostrar.

Tem horas que desencanta, e o amor acontece, noutras, parece que você caiu numa teia de onde não vai conseguir sair. Nestas últimas, o tempo é o melhor remédio mesmo. Faz a manutenção da amizade, de repente pinta outro lance e aquela paixão toda passa.

Agora, se não passar, lembre-se que uma reposta negativa você já tem. Um "eu te amo" pode sempre pintar se você se lançar rumo a este futuro desconhecido!

Nenhum comentário: