domingo, outubro 05, 2008

Literatura

Outro dia, li no jornal que mais de 70% de tudo que se encontra a venda numa livraria não é Literatura. Confesso que fiquei chocada: como assim não é Literatura? Mas, afinal, o que é Literatura?

Fui procurar na Wikipedia e encontrei a seguinte definição:

Literatura é:
1) a arte de compor ou estudar escritos artísticos;
2) o exercício da eloquência e da poesia;
3) o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época;
4) a carreira das letras.

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa etc.

Então, o que estamos produzindo atualmente não é Literatura? Apenas o que produzimos no passado dentro de um contexto estético ultrapassado (ou datado, melhor dizendo!)? E o que fazemos hoje, no presente, não conta? Quem vai dizer ou não que o que se faz atualmente é ou não ARTE?

Ai, fiquei confusa! Será que temos que associar a produção literária ao nome, história e curriculum de quem escreve ou o mais louco dos escritores nunca vai ser considerado um artista literário?

A qualidade do que está escrito não depende intrinsecamente de quem lê? Não acredito que a gente possa ser assim tão assertivo ao dizer que o que se escreve é tão ruim que não pode ser considerado literatura. Se assim o fosse, as listas de mais vendidos não trariam um rol sem-fim de escritores contemporâneos que se destacam e são consumidos vorazmente por seus leitores.
Fica o dilema: Paulo Coelho é literatura? Ué, mas, ele não é o escritor brasileiro mais lido do mundo?

Um comentário:

Letícia disse...

PC é pop!

Essa discussão é coisa pra acadêmico perder tempo. Bobagem! Literatura, pra mim, é o que a gente gosta de ler.