quarta-feira, janeiro 07, 2009

Conhecimento é luz

Tempos de guerra esses que vivemos. Guerra entre países, entre povos, entre ideologias, entre diferentes religiões. Guerra por informação. Ganham os informados, os desinformados estão sempre atrás.

Hoje, no Centro do Rio de Janeiro, vi uma cena inspiradora. Uma mulher, que trajava um uniforme, desses de empresas de limpeza contratadas por outras empresas, estava diante de uma banca de jornal. Ela parecia ser bem humilde, difícil dizer o quão culta ela era, o quanto de educação formal ela recebera.

Estava parada diante de uma banca de jornal, uma banca especial, cujo jornaleiro dispõe, diariamente, um conjunto de mapas plastificados no seu exterior. Ela olhava para um Mapa Mundi com uma fome... uma fome de informação impressionante.

Passei devagarinho por trás dela. Notei que ela, com seu dedo indicador, procurava por Israel e a Faixa de Gaza. Ela estava ali, absorvida pela necessidade de saber onde é esse tal Oriente Médio que tanto falamos.

E eu concluí que conhecendo o mundo, abrimos uma porta para um caminho que ilumina as nossas vidas.

3 comentários:

Lady Shady disse...

Muito bom!
Posso colocar seu Bblog nos favoritos do meu blog?
Grande abraço!
http://luxure-luxure.blogspot.com/

Clarisse Bronté disse...

Na verdade, conhecimento é poder. Nossa sociedade foi construída assim,desde de priscas eras se alimentava da ignorância para a dominação de classes mais baixas. Agora, graças à Democracia, o conhecimento ou o acesso a ele está mais fácil não de uma maneira ideal, no entanto, agora as pessoas têm mais acesso às informações.E assim esse o poder do conhecimento está sendo compartilhado por todos que têm interesse.
Um beijo :-)

Rebecca Leão disse...

Oi, Lady Shady, fique à vontade. Meu blog está aí para isso.

Clarisse, a cena foi encantadora. Eu vi que ela queria conhecer... que bom que tem gente que não nega conhecimento aos outros.

Bjs às duas,
Rebecca