sábado, junho 20, 2009

Cena carioca: o espírito do Carioca onde está?

12:30. Metrô, sentido Zona Norte. Uma mulher entra na estação Uruguaiana e senta ao lado de uma senhora de cabelos brancos. Estou de frente para elas. De repente, a mais nova abre as pernas e cospe no chão, entre as pernas. A mais idosa a olha com uma desaprovação do tamanho do mundo. Eu não queria ser aquela mulher - a que cuspiu. Ela se desculpa com a mais velha e diz que está se sentindo mal. Não tem desculpa. Eu também senti nojo. Isso aqui não é trem, é metrô. Mais educação!

14:30. Shopping Tijuca, porta da Avenida Maracanã. Uma mulher numa cadeira de rodas se esforça para vencer a porta automática. Ela não tem forças para ultrapassar o desnível e a porta insiste em fechar sobre ela. Eu observo a cena, mais uma vez. Vejo também que ninguém a nota, ninguém percebe aquela pessoa lutando pela vida num momento para nós banal do cotidiano: vencer uma passagem de nível. Eu páro e espero. Penso se ela quer ajuda. Mas e se ela se ofender? Comento com a minha mãe, que está comigo. Ela me pergunta a mesma coisa. Eu chego por trás dela e me ofereço para ajudar. Ela fala tão baixinho. Pede que eu também a ajude a vencer a rampa, inclinada demais para ela. Mais um erro dos engenheiros, que projetam sem pensar no fim daquela obra, em quem ela estará servindo, ou ajudando. Quando enfim chegamos na calçada, ela está agradecida, mas a sua voz é tão pequena que eu quase não escuto seu agradecimento. Tudo isso me deixa emocionada. Ninguém nota mais ninguém. Não há mais solidariedade. Quando retorno ao shopping, minha mãe comenta que eu fiz minha boa ação do dia. Isso não me consola. Não quero esses pontos no meu credi-karma. Mais solidariedade!

Onde foi parar o espírito do carioca? Onde estão os simpáticos de sempre, os atenciosos de sempre? Onde é que guardamos as palavras afetuosas, o muito-obrigado, o por-favor, o com-licença? Onde foi que perdemos tudo o que nos fazia diferentes? Vocês sabem?

5 comentários:

cotrimus disse...

é, rebecca, eu realmente convivo com essas cenas quase que diariamente..as pessoas realmente perderam o senso do coletivo.
triste isso.
bjs

Letícia disse...

Gente é um bicho muito ruim mesmo.

Lady Shady disse...

Pois é, querida, boa educação e gentileza são artigos raros atualmente...

Paulo disse...

Cena do shopping:
Estou chocado!!! A gentileza e a disposição para ajudar é algo que eu sempre divulgo como uma das principais qualidades do carioca. Se isso não existe mais, é o fim do Rio de Janeiro como eu conheci.

Cena do metrô:
Me perdoe a franqueza, mas vc demonstrou um certo preconceito. Por que a distinção entre trem e metrô??? Quem anda de trem também é gente e a cusparada é uma falta de educação no trem também.

Rebecca Leão disse...

Eu sei, Paulo, eu sei. Mas, é que culturalmente isso pode ser até admissível no trem (se bem que o trem melhorou muito), mas no metrô, eu nunca tinha visto algo parecido. Já ouvi falar de gente que urina e defeca no trem, mas metrô é um ambiente muito limpo, e até bem pouco tempo, as pessoas respeitavam isso. Agora, já não vale mais... mas prometo que vou "policiar" esse meu preconceito. Bjs