sexta-feira, junho 26, 2009

O fim

O fim da gente é a morte. Se existe ou não outra encarnação, e se a gente passa um tempo vagando por aqui antes de partir de vez, estas respostas só temos quando partimos. O que deixamos é a nossa história, o que fomos e o que fizemos por aqueles que amamos.

A morte tinha chegado de repente com a queda do avião da Air France, no qual perdi uma aluna querida. Ontem, veio através do jornal, com as notícias das mortes do Michael e da Farrah. Ela estava lutando muito pela vida, fêz o que pôde. Ele, parecia que havia se entregado, que tinha deixado o fim chegar, que estava dando seus últimos suspiros.

Sempre achei a Farrah linda, e quando criança, só não dizia que queria ser a Pantera loura - porque bricávamos de Panteras na escola - por causa dos meus cabelos castanhos. Mas, eu a admirava tanto, com aquele jeito firme, e aqueles lindos cabelos em camadas. Uma barbie, magrinha, bem feitinha. Ela envelheceu como deu, com integridade.

O Michael se perdeu, se esbranquiçou, enlouqueceu, deu pena. Trocou as músicas dançantes pelas baladas tristes. Teve uma "Neverland" e se afundou em dívidas. Pra ele, não daria mesmo pra envelhecer.

O que me surpreendeu com estas duas mortes recentes foi que uma quase passou desapercebida, ofuscada pela segunda. E essa última virou festa, as pessoas cantando nas ruas as músicas do álbum de maior sucesso, Thriller, que eu ouvi-até-furar e que embalou a minha adolescência, sem medo, sem terror, apenas como se eu fosse um daqueles zumbis, que se divertia a valer com aquela dança.

As pessoas estavam lá, comemorando o Michael, que minha queria Clarisse disse ser 'o cara', enquanto ele deve estar por aí, vendo o quanto suas inseguranças eram infundadas, pois as pessoas gostavam mesmo de você, Michael, e isso era de verdade, senão não tinha tanta gente na rua querendo te homenagear.

E Farrah, querida, pra você eu deixo o meu descanse-em-paz, você que foi uma guerreira e que lutou contra a pior doença deste mundo.

Pra vocês, deixo a música que me é mais querida, do Michael, a eterna abertura do Video Show...



Aproveitem e dancem com ele!

4 comentários:

cotrimus disse...

rebecca, eu tb fiquei tocado pela morte da Farrah, já cedo. estava acompanhando pelas notícias a questão da doença, fiquei surpreso com a morte dela. que mulher linda!
não que os lindos não morram, mas sei lá, ela tb era um ícone da cultura norte-americana que nos influenciou bastante.
coisa estranha isso...de perder algumas referências...
bjs

Erica Vittorazzi disse...

Rebecca, as pessoas que amamos nunca morrem, elas apenas partem antes de nós!!!
Beijos

Lelê disse...

Rebecca, bela lembrança da Farrah. =)

Clarisse Bronté disse...

Minha mãe na década de 70 enrolava os meus cabelos muito crespos em bobs enormes para eu ficar com o cabelo "igual" da Farah. Minha cabeça ficava doída, e eu ficava feliz por pelos 30 minutos ficava "igual" da Farah - ele encrepava todo de novo depois de meia hora - rs. Acha ela linda com aquele sorrisão de mil léguas...

MJ, na verdade já tinha morrido há muito tempo, como eu disse antes. Mas ele realmente foi "the man" durante um tempo onde ele ainda se olhava no espelho.

Beijos