quinta-feira, agosto 27, 2009

Ainda sobre clima organizacional

Por que o clima organizacional é algo tão difícil de gerenciar?

Por que as pessoas não acreditam em transperência -
no trabalho, nas relações, na vida?

Por que é tão difícil adotar o empowerment
como forma de gestão?

Estas frases ficaram ecoando na minha cabeça hoje, porque acabamos de passar por uma avaliação de equipe e, pra variar, a minha não foi lá das melhores. Eu sei, sou uma pessoa difícil. E ponto.

Há um tempo atrás, submeti o meu currículo a uma especialista que me deu o seguinte feedback: O seu destino é trabalhar na Universidade, com ensino e pesquisa. Você é muito acadêmica.

Eu não me conformei. Hoje, trabalho numa empresa. Prioritariamente, a diferença é que na empresa, as pessoas se preocupam menos com o rigor acadêmico e mais com o fazer. No laboratório de pesquisa onde eu trabalhava antes, as pessoas não davam à mínima pro rigor acadêmico, e faziam muito pouco. Eu e alguns outros gatos pingados é que tínhamos que dar resultado. É lógico que todo mundo acabou buscando outros rumos para sua vida. Como eu. Ganhávamos todos uma miséria, tínhamos mesmo que correr atrás.

Eu fiz concurso público e estou na mesma unidade organizacional desde que comecei na empresa. Não sei o que é empowerment, não numa empresa hierárquica, de origem militar como é a minha. A gente tem que perguntar tudo, tem que questionar tudo (pode? não pode? até quanto pode?) e não pode se "espalhar muito", se não leva uma advertência. Não sei se em outras áreas é assim, parece que é. "Pato novo não mergulha fundo mesmo!"

Acho mesmo que as pessoas não acreditam em transparência. Ser transparente implica, ao que parece, em ser menos competitivo. Como diz uma grande amiga, se os seus atos são a sua reputação, então basta você dar resultado pra não precisar se mostrar melhor do que ninguém. Os outros vão ver quem é melhor. Não tem essa de ter que fazer os outros de escada ou de suporte. Você é o que você é, ou o que você faz.

E o clima organizacional? Ah, esse mistério. De nada adianta o almoço de equipe, vai ter sempre alguém brigando pra sentar do lado do chefe e ser ouvido. De nada adianta a reunião de coordenação, se você não tem um fórum legítimo pra mostrar o seu trabalho e se os seus potenciais interlocutores ou não querem falar, pra não colocar azeitona na sua empada, ou têm medo de se expor, mostrando opiniões divergentes. De nada adianta pedir planejamento, se as pessoas não se respeitam e estão sempre travando guerrinhas pessoais. E se os problemas são varridos pra debaixo do carpete, fica todo mundo alérgico e o resultado aparece na avaliação de equipe. Muito triste.

Gerenciar pessoas é uma arte, ao meu ver. Eu, que já li um monte de textos sobre o assunto, ainda não achei a fórmula mágica. Tem que usar os instrumentos disponíveis, cobrar resultados, fazer reuniões, e deixar todo mundo muito ocupado - talvez seja essa a fórmula. Assim não dá tempo pras pessoas repararem umas nas outras.

Alguém conhece a fórmula que eu procuro? (e olha que eu não sou gerente, heim!?)

2 comentários:

Flor de Lotus disse...

Fala, Rebecca!
Outro dia estava lendo um texto na internet e o autor comentava sobre gestão de pessoas. Ele era coach de um executivo e estava rolando uma sessão de feedback. O orientado comentou algo como o que vc disse: sou assim e ponto. E o coach perguntou: mas vc precisa ser tão você mesmo o tempo todo? Adorei... às vezes nos queixamos que temos problemas com as pessoas, ams que isso ocorre porque somos assim mesmo. Temos que ser autênticos, mesmo que isso nos custe a solidão, a não promoção, etc. Até que ponto é melhor assumir nossa personalidade e arcar com as consequencias? Até que ponto é melhor usar a máscara? Não sou a favor de falsidade, mas se um pouco dela for útil para que nos sintamos melhor, quem sabe? Fazer o jogo, apostando em longo prazo... ´`E só ter cuidado pra máscara não grudar de vez na nossa cara... ou não...

Rebecca Leão disse...

É a melô da Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou morrer assim... Gabrieeeeellllaaaaaa....