quinta-feira, agosto 13, 2009

Leite azedo


Este final de semana a minha tia confessou que quase não bebe leite. Na verdade, ela disse que uma caixa de leite na casa dela (ela mora sozinha), dura uns dois meses.

A minha mãe, que é sua irmã gêmea, disse, fazendo cara de nojo, que o leite aberto assim, mesmo na geladeira, azeda. Ela disse que nunca sentiu gosto de leite azedo e que, se já bebeu leite assim, não percebeu.

Eu fiquei com isso na cabeça. As coisas nesta vida azedam. Com uma frequência, né?

Você sabe por quê?

Quando deixamos o leite fora da geladeira, ele "azeda": este fenômeno é justamente o resultado da fermentação do leite pelas bactérias que produzem acido lático. A alteração do pH do leite promove a coagulação de muitas de suas proteínas, gerando a separação de fases.
Mas, e aí, se a minha tia deixa o leite na geladeira...?

Bom, eu andei pensando em tudo que 'azeda' nesta vida...

... amizade às vezes 'azeda'... porque o amigo pensa que por ter muita intimidade pode falar tudo que lhe vem na telha;

... paixão às vezes 'azeda', quando não concretizada logo no comecinho... mesmo que se trate de um 'ficante' muito constante, as coisas têm que evoluir;

... relação com colegas de trabalho também 'azedam', principalmente se estes colegas não sabem o que é fazer psicanálise, uma vez por semana já estava bom...

... relação com pai e mãe também 'azeda' às vezes, e o melhor pra combater isso é cada um ter o seu espaço. Aí fica tudo ótimo...

... relação com chefe 'azeda'... principalmente se ele é muito bonzinho e evita tomar uma posição, mesmo que esta posição implique em chamar a sua atenção...

... enfim, a gente precisa ter um estômago de elefante para beber esse leite azedo que é a vida... ô, se tem!

3 comentários:

Lady Shady disse...

Ai, pior é quando a gente mesmo é quem azeda e nem sente direito tb...
Que medo de azedar eu tenho!
bjs, bjs

Letícia disse...

Pior que azedar é desandar, num acham não?

cotrimus disse...

adorei as analogias.
realmente precisamos respeitar o fato das coisas serem perecíveis.
bjs