terça-feira, abril 21, 2009

"O ciclo da auto-sabotagem"

Normalmente, quando vejo o "Saia Justa", fico muito interessada nos livros que elas indicam e comentam. Só que esse me pareceu especialmente interessante.

Eu tinha passado por uma situação difícil no trabalho e algumas pessoas mais próximas vieram me dizer que eu era muito boa profissional, mas estava sempre me auto-sabotando. Daí, eu fiquei 'encucada' e quando vi as "Saias" falando do livro - principalmente a Mônica, que eu respeito muito - resolvi comprá-lo.

Já estou pensando em encomendar alguns outros para dar de presente, porque o livro fala de muitos tipos de sabotagens: no trabalho, na vida familiar, no amor, com os amigos... enfim, fala de tudo aquilo que nos leva a ficar tristes e deprimidos.

E nos faz chegar a uma conclusão incrível: às vezes, e na maioria delas, o problema não está nos outros, está em você! (Como se a gente não soubesse, bem lá no fundo, disso! Não precisa nem fazer análise para saber!).

Eu estou adorando a leitura. Estou fazendo "leitura-ativa" pela primeira vez: ou seja, o meu exemplar vai ficar todo rabiscado! Foi meu professor do curso de "Consultores e Líderes" que me disse que a leitura-ativa nos ajuda a internalizar mais o que estamos lendo. Ele me disse também que eu preciso aprender a receber um elogio. Cá estou eu me auto-sabotando de novo!

Segue a ficha do livro:

TÍTULO: O CICLO DA AUTO-SABOTAGEM
TÍTULO ORIGINAL: THE SELF-SABOTAGE: WHY WE REPEAT BEHAVIOURS
ISBN: 9788576842361
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura Formato: 15,5 x 23 206 págs. A
NO DA OBRA/COPYRIGHT: 2006
ANO EDIÇÃO: 2009
AUTOR: Stanley Rosner Patricia Hermes


RESENHA
Em O ciclo da auto-sabotagem, Stanley Rosner, Ph.D., aliase à escritora Patricia Hermes para analisar a compulsão por repetição – a tendência de o ser humano reproduzir atitudes que o fazem sofrer. Por meio de histórias reais, o autor mostra como episódios traumáticos – como a separação dos pais na infância ou o término conturbado de um relacionamento – podem criar dilemas inconscientes que acabam nos fazendo agir contra nós mesmos. O resultado é um ciclo de auto-destruição que afeta as relações pessoais e profissionais. Os autores também explicam como reconhecer esses comportamentos e superá-los, em busca de novos caminhos.

A propósito, depois que as "Saias" falaram do livro, a Saraiva vendeu 30 exemplares em um dia. Então, comprá-lo só por encomenda. A mulherada está lendo este livro loucamente! Valeu, "Saias"!

4 comentários:

O_PRG disse...

eu tinha pena de rabiscar rs
livro e mulher você só entende se tiver intimidade
intimidade sempre deixa marcas

Rebecca Leão disse...

PRG, estou rabiscando, refletindo e adorando... já me sinto íntima, até. Bjs

Ilália Cristina disse...

Olá! Tenho uma comunidade no orkut, sobre todos os livros comentados no programa Saia Justa, gostaria de convidar todos que acompanham o blog para conhecer e deixar suas opiniões: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31967971

PS: Adorei os comentários sobre rabiscar livros!!!!!

Cris Medeiros disse...

Sou fã do programa Saia Justa e estou muito a fim de ler esse livro!

Beijocas