sexta-feira, abril 24, 2009

Mais algumas coisas que aprendemos com estranhos

Há algumas semanas, meu marido recebeu no Rio de Janeiro, alguns parceiros de trabalho (de uma pesquisa cooperativa) de um grupo que ele está coordenando.

Tratava-se de uma senhora e de dois colegas alemães, que estiveram aqui a trabalho e aproveitaram para conhecer a cidade.

Meu marido e seu colega da universidade foram os cicerones dos três a aproveitaram o pouco tempo de que dispunham para dar uma "canseira" nos três.

Os levaram para conhecer o Cristo Redentor, que eles amaram. Ver a cidade lá de cima é realmente impressionante. Eles adoraram o Cristo e se impressionaram com a quantidade de favelas. Não dá para ignorar que o Rio de Janeiro é uma cidade de favelas. E que o termo "favela" já está mais do que internacionalmente conhecido.

De lá, eles foram ao Porcão Rio's. Dá para imaginar o que eles sentiram, né? Amaram! Nunca viram tanta oferta de comida, de carne - principalmente - e de saladas. "Que buffet!", eles disseram. A conversa rolava em alemão, inglês e espanhol. Dá para imaginar tudo isso numa só mesa? Pois uma coisa que se aprende nestas horas é que quando o cérebro quer se comunicark, ele se vira. Você começa a misturar os idiomas, mas a conversa sai, pode ter certeza. Amaram também os sucos, e só queriam tomar sucos das nossas frutas nativas, e amaram também as sobremesas (mousse de maracujá, creme de papaia com licor de cassis etc).

Outra coisa que repararam é que, por aqui, pessoas mais velhas - como eu - estão usando aparelhos nos dentes! Muito incomum para eles, mas muito natural para nós. Repararam na quantidade de gente de aparelho. É mesmo, né? Está todo mundo colocando. O importante é ter os dentes bonitos (o meu é igual a esse aí do lado!).

Por fim, quando fomos levar um deles no aeroporto, descobrimos que, por ser casado com uma espanhola, o alemão fala a maior parte do tempo com ela em espanhol. Eu perguntei porque e ele me respondeu: "Conversas emocionais só podem ser feitas em espanhol, nunca em alemão"... É engraçado constatar que eles mesmo se acham um povo frio. Ele fêz questão de nos agradecer muito a hospitalidade e gentileza... e olha que a gente não fez nada...


O que me leva a constatar que:
BRASILEIRO É UM POVO MASSA MESMO!

Um comentário:

Lady Shady disse...

Legal, legal!!!!
bjs